Unicef abre debate sobre habilidades das pessoas
com deficiência
(Por Thais Leitão, Repórter da Agência Brasil. Edição Beto Coura -
07/01/2013)
Brasília - O Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) vai
selecionar vídeos produzidos por crianças, adolescentes e jovens de até 25 anos
sobre o tema deficiência. O vencedor do concurso Tem a ver com
habilidade! será usado no lançamento, em maio, do relatório Situação
Mundial da Infância 2013: crianças com deficiência. Pela primeira vez, o
documento, apresentado anualmente, abordará esse assunto.
De acordo com o escritório do Unicef no Brasil, os interessados devem
enviar os filmes até o dia 15 deste mês para a sede do Fundo, em Nova Iorque.
Os filmes podem ser de qualquer gênero – drama, comédia, documentário, ter
duração de um minuto, tratar de experiências pessoais, dos direitos das pessoas
com deficiência, além dos desafios que enfrentam.
Não há obrigatoriedade de idioma, mas, caso os filmes não sejam em
inglês, devem estar acompanhados da transcrição do texto ou ser legendados. A
análise caberá a um painel global, formado por comunicadores e jovens. O
responsável pela obra vencedora será premiado com uma filmadora. O regulamento
do concurso pode ser conferido no site do UNICEF.
Iniciativas como essa, destinadas a valorizar as habilidades e
potencialidades das pessoas com deficiência em vez de evidenciar suas
limitações, são fundamentais para a consolidação da inclusão, no entendimento
da professora Maria Izabel Tafuri, do Departamento de Psicologia Clínica da
Universidade de Brasília (UnB). Ela enfatizou que crianças, com ou sem
deficiência, devem ter assegurado o direito ao pleno desenvolvimento
físico e emocional.
“Muitas vezes, essas crianças são olhadas com pena e não pode ser assim.
Devem ser identificadas as características que permitem que elas se desenvolvam
na sociedade por suas habilidades, que são individuais”, disse.
“Geralmente a inclusão é entendida como o processo de colocar para
dentro quem é considerado diferente, mas não é só isso. Trata-se de um esforço
de combate ao preconceito que vivenciamos ao longo da vida, porque a maioria
dos adultos de hoje não teve oportunidade e não aprendeu a conviver com pessoas
com deficiência quando crianças e não estão prontos para a diversidade”,
acrescentou.
A professora da UnB também enfatizou que a família tem papel fundamental
nesse processo, porque é ela que “vai ter que estar preparada” para enfrentar e
dar suporte a essas crianças, quando se depararem com situações capazes de
prejudicar o pleno desenvolvimento do seu potencial.
A presidenta do Centro de Apoio a Mães de Portadores de Eficiência
(Campe), que atua há 10 anos no apoio a famílias cearenses cujos filhos tenham
algum tipo de deficiência, Keila Chavez, ressaltou que todas as crianças,
qualquer que seja sua condição, têm aptidões, sonhos e anseios. Segundo ela, as
famílias devem se esforçar para identificá-los e estimular seu desenvolvimento.
Como exemplo, ela citou o caso de seu filho, David Chaves, 16 anos. Com
uma síndrome ainda não identificada pelos médicos, ele tem comprometimento
intelectual e motor. Mesmo sem falar ou escrever, não deixa dúvidas sobre um
sonho pessoal: envolver-se na atividade circense.
“Ele é muito divertido e, principalmente quando chega visita aqui em
casa, gosta de se exibir, com malabarismos e equilibrando-se nos móveis e na
rede. Na cadeira de balanço, por exemplo, ele fica bastante tempo testando em
que ponto, com o peso do corpo, ela para de se mover”, disse.
Dados do Censo 2010 mostram que o Brasil tem mais de 45 milhões de
pessoas com algum tipo de deficiência: quase um quarto da população.
UNICEF promove, globalmente, concurso
infanto-juvenil de vídeo sobre crianças com deficiência
(http://www.unicef.org.br/)
NOVO
PRAZO PARA ENVIO DOS VÍDEOS: 15 DE JANEIRO DE 2013
O vídeo
vencedor fará parte do pacote multimídia da principal publicação da
organização, o relatório Situação Mundial da Infância
Brasília,
31 de outubro de 2012 – O UNICEF, em nível global, está promovendo um concurso
de vídeo para pessoas de até 25 anos de idade. O concursoTem a ver com
habilidade!tem o mesmo tema do relatório do UNICEF Situação Mundial da Infância
2013: crianças com deficiência.
As
crianças com deficiência possuem os mesmos direitos de todas as crianças. As
crianças com deficiência são diversas e donas de diferentes personalidades e
tipos. Quais são seus interesses? Quais são seus sonhos para o futuro? Afinal,
as crianças com deficiência são, acima de tudo, crianças.
Crianças,
adolescentes e jovens interessados em participar do concurso devem enviar para
a sede do UNICEF em Nova Iorque, até o dia 15 de janeiro de 2013, um vídeo
relacionado às deficiências, seja expressando uma experiência pessoal ou
comentando sobre os direitos das pessoas com deficiência e os desafios que elas
enfrentam. Todos os vídeos devem ter um minuto de duração.
Os vídeos
– de qualquer gênero: drama, comédia, ação, documentário, ficção, animação –
podem ser feitos em qualquer idioma. No entanto, os vídeos em outras línguas
que não o inglês devem estar acompanhados de uma transcrição do texto em inglês
ou ser legendados.
A
participação pode ser individual ou em grupo, e cada indivíduo ou grupo pode
concorrer com apenas um vídeo.
Seleção
Os vídeo serão analisados por um painel global formado por comunicadores e jovens,
que escolherá os finalistas e o vencedor. O vídeo vencedor será usado como
parte dos materiais de lançamento do relatório Situação Mundial da Infância
2013 e será também disponibilizado para divulgação em todo o mundo e
apresentado por canais on-line. O realizador do vídeo vencedor receberá uma
filmadora Flip HDV da Sony.
Mais
informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil
Letícia Sobreira
Telefone: (61) 3035 1917
E-mail: lsobreira@unicef.org
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