quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ENTREVISTA: O PERIGO DOS ANABOLIZANTES

Especialista alerta para o perigo dos anabolizantes
Medicamentos de uso veterinário são mais preocupantes
Por Zeca Oliveira e Gabriela Amorim

Obter um corpo escultural com o menor esforço possível.
Essa é a proposta tentadora que os anabolizantes oferecem, principalmente aos jovens, ansiosos por natureza. Porém, optar por essa fórmula do resultado imediato não é uma boa escolha, é o que aconselham os especialistas no assunto.


* ENTREVISTADO: Wendell da Silva Gonzaga é membro da Federação Sergipana de Musculação e professor de Educação Física. Há oito anos, ele e outros componentes da federação dão palestras em escolas e academias sobre os perigos do uso indiscriminado de esteróides anabolizantes sintéticos. A equipe do Portal Infonet conversou com o professor sobre o tema.


Portal Infonet - Quais são os principais efeitos colaterais que o uso de anabolizantes pode causar?

Wendell da Silva Gonzaga – Os principais efeitos colaterais que a gente tem visto por conta dos vão desde problemas no fígado, queda de cabelo, aparecimento de acnes em indivíduos que já saíram da adolescência. Também pode acontecer hipertensão arterial e algumas doenças relacionadas ao coração. Mas o que a gente tem observado muito é o utilização de medicamentos de uso veterinário. Esses sim têm efeitos colaterais mais potencializados. Como são medicamentos de uso veterinário, o peso molecular dessas substâncias é modificado para pode ser aplicado num animal de maior porte. Consequentemente, ele vai gerar um efeito colateral mais eminente nos seres humanos do que os próprios esteróides anabolizantes sintéticos.

Infonet – Você poderia citar alguns nomes desses esteróides para animais que são usados em humanos?

WSG – Na verdade, o único esteróide de uso veterinário é o ‘Equifort’. O seu princípio ativo é a ‘Boldenona’. Os outros não são anabolizantes. Geralmente são complexos vitamínicos. É o caso da ADE, que virou uma praga aqui em nosso Estado. A ADE não é derivada dos ésteres de colesterol.

Infonet - Qual a diferença dos efeitos no corpo humano dos esteróides e dos complexos vitamínicos?

WSG – Os principais efeitos colaterais dos esteróides anabolizantes sintéticos, são aqueles que eu  já falei: hipertensão, problemas no fígado, surgimento de acromegalias,que são  crescimentos exagerados de mãos, pés e mandíbulas, etc. os efeitos dos medicamentos de uso veterinário normalmente são edemas no local de aplicação. Pode acontecer um aumento da pressão arterial e algumas arritmias também e até amputações de membros.

Infonet - Você tem conhecimento de casos de amputações de membros ou mortes em Sergipe  causadas pelo uso de anabolizantes ou produtos para animais?

WSG – De amputação de membros por conta de uso de medicamento veterinário houve um caso em Estância neste ano. O indivíduo teve que amputar o braço. Aqui no Estado são mais numerosos os casos de intervenções cirúrgicas para retirar o tecido necrosado em decorrência do uso desse medicamento, no caso a ADE.

Infonet – Quem são essas pessoas que usam os anabilizantes?

WSG –
Nós temos observado pessoas numa faixa etária entre 13 e 25 anos que faz uso indiscriminado de esteróides sintéticos. Por isso é que a gente faz campanhas em escolas, para tentar conscientizar os jovens sobre os males do uso do anabolizante e alertar para os riscos da utilização de produtos de uso veterinário.

Infonet – Wendell, você poderia falar um pouco do trabalho que a Federação Sergipana de Musculação desenvolve em escolas e academias?

WSG -
A gente vem realizando um trabalho sobre o do uso indiscriminado de anabolizantes esteróides sintéticos. Por que indiscriminado? Porque esse produto tem uma aplicação terapêutica. Quando o médico verifica a necessidade do indivíduo utilizar esse tipo de medicamento ele vai receitá-lo em doses terapêuticas para um determinado fim. Por exemplo, doenças consuptivas como câncer e AIDS. Essas doenças atingem o sistema imunológico.  O médico, Fazendo uma análise com o paciente e percebendo que é necessário melhorar o seu sistema imunológico através do aumento da massa muscular, receita o anabolizante de forma terapêutica.

Infonet – Vocês têm encontrado alguma resistência de donos de academias para realizar essas palestras?

WSG –
Infelizmente algumas academias têm apresentado resistência em abrir as portas para que a gente possa fazer as palestras. Não sei por qual motivo isso acontece, mas algumas academias não querem aceitar o nosso trabalho, que eu acredito que seja de suma importância, até por uma questão de ética profissional. Uma das funções dos professores de educação física é zelar pela saúde do indivíduo ou contribuir, de forma direta ou indireta, para que ele melhore sua qualidade de vida.

Infonet – Qual seria a melhor maneira para uma pessoa modelar o seu corpo de forma não tão lenta, sem usar anabolizantes?



WSG – A natureza não pode ser forçada. Os resultados vêm de forma lenta e gradual. Mas as pessoas podem conseguir ótimos resultados com boa alimentação, suplementação e orientação de treinamento. Sem sombra de dúvidas, os resultados virão. O que a gente tem observado é o imediatismo. As pessoas querem alcançar os objetivos de forma muito rápida, e nessa ânsia é que elas acabam recorrendo ao uso de anabolizantes esteróides.

PENSE NISSO:

   

NÃO USE ANABOLIZANTES.
BUSQUE BONS RESULTADOS 
POR MEIO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS!!!
LEMBRE-SE: VOCÊ VALE MUITO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores