Anvisa
suspende alimentos de soja da marca AdeS
(Imprensa/Anvisa - 18 de
março de 2013)
Por precaução e para
proteger a saúde da população brasileira, a Anvisa determinou, nesta
segunda-feira (18/3), a suspensão de fabricação, distribuição, comercialização
e consumo de todos os lotes dos alimentos com soja da marca AdeS, produzidos
pela linha de produção TBA3G, na fábrica da empresa Unilever Brasil Industrial
Ltda, em Pouso Alegre (MG). A medida, válida para todo o território nacional,
engloba todos os sabores do produto.
Na semana passada, após ser
questionada pela Anvisa por intermédio da notificação nº 5/2013, a empresa
Unilever Brasil Industrial Ltda respondeu que havia identificado falha no
processo de higienização das máquinas da referida linha de produção. A falha,
de acordo com a empresa, teria resultado no envase de embalagens com solução de
limpeza, em um lote do produto com sabor maçã.
Apesar da Unilever já ter
realizado o recall do lote do produto com sabor maçã (96 unidades,
segundo informações da empresa), a Anvisa decidiu suspender todos os lotes de
todos os sabores, produzidos na linha de produção em que foi identificada a
falha, até que a Agência tenha mais informações sobre a verdadeira extensão do
problema. Está programada para esta segunda-feira (18/3), inspeção sanitária,
realizada pelas autoridades sanitárias estaduais e municipais, na fábrica da
empresa.
Durante a inspeção, serão
verificadas as condições sanitárias de produção do alimento. Além disso, será
possível verificar a se a falha identificada pela empresa foi solucionada.
Caso seja verificado que o
problema tenha, de fato, sido solucionado e que não atingiu outros lotes
e sabores, os produtos poderão ser, novamente, liberados pela Anvisa.
Recomendação ao consumidor
O consumidor que tiver
adquirido os produtos não deve consumi-los. Em casos de queimaduras ou
outro sintomas, procure imediatamente atendimento médico.
Para realizar a troca ou
reembolso do produto, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante, a Unilever. A solicitação pode ser feita gratuitamente
pelo SAC no 0800 707 0044, das 8h às 20h, ou sac@ades.com.br. Em casos de dúvidas, a
Anvisa dispõe de uma Central de Atendimento: 0800 642 9782.
Confira aqui a
tabela publicada no Diário Oficial da União com todos os produtos suspensos.
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