quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

REPORTAGEM: PRESSÃO POR ACORDO CLIMÁTICO ATÉ 2015


Secretário-geral da ONU diz que fará pressão por acordo climático até 2015
(Ambiente Brasil, 22/01/13.Fonte: G1).

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse nesta terça-feira (22) que pressionará os líderes mundiais a fecharem, até 2015, um acordo para combater o aquecimento global.

“No mês passado, em Doha, fizemos negociações sobre o clima. É uma prioridade para mim, e no ano que vem tenho a intenção de convidar os líderes do mundo, individual e coletivamente, a pôr a vontade política necessária para adotar, até 2015, um instrumento forte, completo e vinculante sobre as mudanças climáticas”, afirmou na Assembleia Geral da ONU.

O acordo de Doha, alcançado em dezembro depois de 12 dias de negociações, estabelece que a União Europeia, a Austrália e uma dezena de outros países industrializados reduzam suas emissões de gases causadores do efeito estufa antes de 2020.

Mas o acordo, que é uma extensão do Protocolo de Kyoto, exclui países como China, Índia e Estados Unidos, principais emissores desses gases.

Ban Ki-moon fez essas declarações depois que o presidente americano Barack Obama disse em seu discurso de posse, nesta segunda-feira (21), que as mudanças climáticas serão uma prioridade para seu segundo mandato.

“Responderemos à ameaça das mudanças climáticas sabendo que, se não agirmos, trairemos nossos filhos e as gerações futuras”, afirmou Obama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores