domingo, 26 de fevereiro de 2012

ARTIGO: EXERCÍCIO GYROTONIC - CORPO E MENTE

Exercício Gyrotonic trabalha corpo de forma detalhada
Trata-se do Gyrotonic, um método de condicionamento físico sobre uma plataforma de madeira que combina exercícios e simula cada movimento em detalhes perfeitos.
Gazeta de Ribeirão, 19/02/2012.


Nadar, caminhar, pedalar, dançar balé (...). Todos esses métodos são ótimos exercícios, modeladores de corpo e relaxantes. Mas que tal fazer tudo isso ao mesmo tempo e em um único exercício? Trata-se do Gyrotonic, um método de condicionamento físico sobre uma plataforma de madeira que combina exercícios e simula cada movimento em detalhes perfeitos.

Criado pelo ex-ginasta romeno Juliu Hovarth, nos anos 70, a técnica estabeleceu uma
prática de exercício físico sem riscos de lesão. Fortalecimento muscular, alongamento, consciência corporal e alinhamento da postura são alguns dos benefícios que o Gyrotonic proporciona ao praticante.

“O Gyrotonic é um exercício que não tem impacto e pode ser também aeróbico”, explicou a fisioterapeuta Aline Chan. “Trabalhando a consciência do corpo com a respiração, as atividades com o Gyrotonic não lesionam o corpo e aumentam a lubrificação das articulações”.

Sem restrições aos praticantes, a técnica
inovadora no mercado pode ser feita por crianças, adultos e idosos, homens e mulheres, respeitando adequações necessárias para cada perfil. “A pessoa faz os exercícios coordenando com a respiração, trabalha a estabilidade das pernas e sente o corpo se completar com a mente. A aula de Gyrotonic em si é uma coreografia”, afirmou Aline.

O aparelho consiste numa plataforma de madeira munida de polias, roldanas, cabos e pesos que facilitam a liberdade das atividades, denominadas movimentos circulares, que não sobrecarregam os músculos e nem causam impactos. A publicitária Thaís Tagliari Barbisan é formada em balé clássico e pratica Gyrotonic há um mês. De acordo com ela, o aparelho em que consiste a realização das atividades proporciona maior sensação de leveza e trabalha mais o alongamento do corpo. “Com as aulas de Gyrotonic, consegui melhorar muito a minha postura, a respiração, fiquei mais disposta. Eu gosto de desafios e praticar Gyrotonic é uma
aventura”, garantiu.

Técnica 

Por ser um exercício de movimentos leves e que se afasta dos padrões da musculação, o Gyrotonic é próximo ao pilates. Porém, há fatores entre um e outro que fazem toda a diferença. “No pilates, os movimentos são menos redondos e garantem mais estabilidade ao corpo. Já o Gyrotonic, o trabalho é com mais detalhes, é bem mais leve”, relatou Aline Chan. Segundo a fisioterapeuta, a máquina é uma solução para pessoas que não gostam de exercícios físicos de academia, pois os movimentos na plataforma consistem em fazer menos esforço e lembram o movimento do espreguiçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores