quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

NOTÍCIA: LOCAIS PARA TROCA DE PRÓTESES DE MAMA

SUS divulga locais onde pacientes poderão trocar prótese de silicone
Tempo de espera para cirurgia será avaliada pelo gestor local. Em caso de urgência, procedimento será imediato, diz ministério
Rede Brasil Atual, 24/01/2012.

O Ministério da Saúde disponibilizou 371 serviços de saúde habilitados para a troca da prótese de silicone. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que possuem recomendação médica para trocar as próteses mamárias das marcas francesa Poly Implant Protheses (PIP) e da holandesa Rofil poderão realizar a cirurgia em um dos 371 serviços de saúde habilitados pelo Ministério da Saúde, que divulgou a informação na segunda-feira (23).

Todas as pacientes que tiverem realizado o implante de uma das duas marcas e que apresentarem sinal ou confirmação médica de ruptura na prótese estarão habilitadas para a cirurgia, que será integralmente financiada pelo SUS. Inicialmente, a determinação valeria apenas para quem implantou silicone para reconstrução do seio. No entanto, depois de uma recomendação da presidenta Dilma Rousseff, a cirurgia se estendeu também aos casos em que a cirurgia tenha sido realizada com fins estéticos. Travestis e transexuais também poderão procurar o SUS para a retirada das próteses rompidas.

O Ministério da Saúde recomenda que o procedimento de troca seja realizado no serviço de referência onde o implante inicial foi feito, contanto que esse esteja credenciado no SUS. Nos casos de impossibilidade de cumprir a condição, é aconselhado procurar uma das 371 unidades disponibilizadas pelo Sistema.

Segundo o ministério, o tempo de espera para a cirurgia vai variar de acordo com a urgência do de cada caso, cabendo ao gestor local do SUS realizar essa avaliação médica – em casos de extrema urgência, quando o rompimento da prótese oferece risco à saúde do paciente, a cirurgia será imediata.

Até esta terça (24), nenhum procedimento de substituição de prótese por rompimento foi confirmado pelo SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores