domingo, 23 de outubro de 2011

REPORTAGEM: SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR NUTRICIONAL

Município foi sorteado para participar do Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional
Comunidade Escola, 10-10-2011

O município de Tupã, através da Secretaria Municipal de Saúde, foi escolhido para participar da elaboração de diagnóstico quanto à atuação do Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional (SISVAN), num trabalho desenvolvido pela Rede SANS. De acordo com informações da coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Joselaine Pio Rocha, foram escolhidas para participar do programa as Unidades de Saúde da Família da Vila Abarca, da Vila Formosa e da Santa Rita.

Para isso, serão consideradas a proporção de avaliações antropométricas realizadas com a população que frequenta as unidades de saúde, e os procedimentos das equipes de saúde para conseguir esses dados; a oferta de serviço de orientação e educação nutricional para a população atendida; os recursos do município e da unidade para a realização das atividades de monitoramento e promoção da alimentação saudável, adequada e solidária, sendo essa investigação útil para identificar o estágio de desenvolvimento social e econômico, além da qualidade de vida das pessoas.

Nos meses de julho e agosto, foi realizado um treinamento dos bolsistas com a colaboração de professores de universidades da região incluídos no estudo, sendo 20 instituições parceiras neste trabalho. Em seguida, aconteceu o início das atividades de campo, que resgataram levantamento de informações populacionais e sobre o SISVAN do Estado de São Paulo nos bancos de dados oficiais, além de entrevistas com os responsáveis pelo sistema em nível municipal, o que inclui o SISVAN WEB e o Bolsa Família.

A próxima etapa do programa é a entrevista com os gestores das Unidades de Saúde da Família sorteadas para participar da pesquisa, onde serão avaliadas a precisão dos equipamentos antropométricos utilizados e a concordância dos dados disponibilizados pelas unidades com os obtidos na pesquisa da Rede SANS. Os dados da pesquisa serão fornecidos na forma de relatórios entregues aos municípios e Unidades de Saúde participantes, disponibilizados no site da Rede e ainda apresentados em seminário estadual previsto para o 2º semestre de 2012.

Além dessa pesquisa, a Rede SANS, que iniciou as atividades em janeiro deste ano, também desenvolve a ampliação de articulação pré-existente de ações de políticas públicas das áreas de saúde, segurança alimentar e nutricional em 27 municípios do interior do Estado de São Paulo, processo que envolve o público em geral, gestores das áreas de saúde, assistência social, educação e meio ambiente, produtores de alimentos e representantes do religioso. Outra vertente de atuação do SANS, é o Laboratório de Educomunicação, instalado no Instituto de Biociências (IB) da Unesp, campus de Botucatu, o qual é responsável, por exemplo, pela elaboração de produtos de educação, fotografia e vídeos de eventos, capacitação de multiplicadores nessa área, divulgação do projeto e construção do site do ambiente virtual da Rede, que está disponível a partir do segundo semestre deste ano.

A execução da articulação da Rede é do IB e a conexão está a cargo do Instituto Harpia Harpyia - Agência de Defesa e Promoção do Direito Humano ao Alimento e à Nutrição. Já o estudo é de responsabilidade do Grupo de Pesquisa "Epidemiologia Nutricional e Dietética", do Centro de Estudos e Práticas em Nutrição (CEPRAN), do Departamento de Educação do IB, que está cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é coordenado pela professora Maria Rita Marques de Oliveira.

Os recursos para a articulação da Rede- SANS e para a pesquisa foram providos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da FINEP. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail redesans@redesans.com.br ou pelo telefone (14) 3811- 6232, ramal 219. Acesse: http://nutricao.saude.gov.br/sisvan.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores