sábado, 1 de outubro de 2011

NOTÍCIA: CUBA E BRASIL - ACORDOS EM SAÚDE

Cuba e Brasil impulsionarão cooperação em saúde
Portal R7, 23-09-2011

Cuba e Brasil vão assinar protocolos de cooperação bilateral na área da saúde, com prioridade em biotecnologia, informaram nesta quinta-feira (22) fontes oficiais.

O documento será assinado pelo ministro da Saúde de Cuba, Roberto Morales, e o do Brasil, Alexandre Padilha. O ministro brasileiro mostrou animado com o acordo, segundo a TV estatal da ilha.

- Vamos desenvolver conjuntamente produtos para (tratar) doenças como o câncer, o diabetes, males renais crônicos, o que permitirá impulsionar os vínculos entre ambos os países.

Padilha ressaltou o compromisso do Governo de seu país não só com Cuba, mas também com a América Latina e o papel que desempenharam os dois países em benefício da saúde global.

O ministro brasileiro lembrou que há dois dias a Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) resolveu tratar pela terceira vez em sua história o tema da saúde em nível de chefes de Estado e de governo como prioridade, principalmente no campo das doenças crônicas não transmissíveis, o que, segundo sua opinião, abre um novo capítulo na agenda da saúde mundial.

Assinalou ainda que o governo de seu país coloca uma agenda "muito positiva" em relação à inovação tecnológica e a cooperação com outros países.

Padilha antecipou que nesta sexta-feira (23) visitará a Elam (Escola Latino-Americana de Medicina) de Havana, ocasião que prevê aproveitar para dar "passos concretos" que permitam aos estudantes do país contribuir mais com a saúde de seus compatriotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores