domingo, 23 de outubro de 2011

NOTÍCIA: ROBÔS PARA HOSPITAIS

Panasonic apresenta novas versões de robôs hospitalares
Inovação Tecnológica, 10-10-2011

Robôs para hospitais

A empresa japonesa Panasonic apresentou novas versões de seus robôs para hospitais e cuidados com a saúde, além de melhoramentos do seu robô lavador de cabelos.

Protótipos da cama robótica e do robô que lava cabelos haviam sido apresentados durante uma feira de reabilitação realizada em Tóquio no ano passado. A empresa afirma ter recebido várias sugestões de melhoramentos, que resultaram nos equipamentos que estão sendo mostrados na feira deste ano. Mas a empresa tem também novidades, como um robô de teleconferências projetado especificamente para hospitais.

Robô de comunicação

Como seu nome indica bem, o Hospi foi desenvolvido visando a comunicação no interior de um hospital. A empresa o chama de "Mobilidade e Inteligência Remotas". O robô é dotado de uma tecnologia de mobilidade autônoma e de um sistema de intercomunicação com vídeo de alta definição.

A mobilidade do robô é híbrida, podendo ser feita por controle remoto ou pela inteligência do robô. Mas, mesmo quando ele está sendo controlado remotamente, ele continua a coletar os dados do ambiente de forma a se localizar em novas empreitadas futuras. Sua função mais importante é a conversação entre pacientes, médicos e visitantes do hospital, tudo feito por vídeo de alta definição.

Robô que lava cabelos

A principal tecnologia do robô que lava cabelos é um sistema de mãos robóticas, nesta versão com 24 dedos no total, para simular melhor o movimento mais flexível das mãos humanas. Pode parecer uma tarefa fácil fazer uma mão robótica lavar uma cabeça. Certamente não é tão difícil projetar um sistema para lavar uma bola, mas cabeças humanas têm formatos muito diferentes, e costumam se mover repentinamente.

Os engenheiros então melhoraram o escaneamento da cabeça, feito em tempo real, e incorporaram novas técnicas de esfregação e massagem, atendendo a sugestões dos profissionais que testaram o robô. Assim como os ciclos de uma lavadora de roupas, o robô lavador de cabelos possui funções de lavação, massagem, aplicação de condicionador, enxágüe e secagem. Ele tem ainda memória para guardar as preferências e o formato da cabeça dos usuários, para atender mais prontamente os clientes que retornarem.

Cama robótica

A RoboticBed® nasceu como uma cama elétrica, mas agora já incorpora funções avançadas para auxiliar uma pessoa a passar da cama para uma cadeira de rodas, e dela de volta para a cama, sem auxílio. Todo o sistema foi padronizado, e agora o que há é uma transformação de uma cama em uma cadeira de rodas e vice-versa, criando um robô verdadeiro, capaz de movimentar o paciente com mais suavidade.

No modo cadeira de rodas, os mesmos mecanismos de ajuste de uma cama de hospital são aplicados para distribuir adequadamente o peso do corpo e evitar dores por uma posição constante por muito tempo. A cadeira também agora pode se transformar em uma cama, um pouco mais estreita, em qualquer local onde ela estiver. O sistema de controle também foi simplificado e colocado no braço da cadeira.

***Minha Crítica (Blog Gera Saúde):

Queridos leitores, creio que a tecnologia tem alcançado aspecto positivo em muitos campos da ciência, que dirá na saúde. Porém devemos refletir quanto ao impacto e o que isso pode representar se virar algo comum em nosso cotidiano. Podemos questionar por vários ângulos:

- Será que uma unidade robótica móvel seria um dos meios de gerar infecção hospitalar?

- Será que ao mecanizarmos a prestação de cuidados não feriria ao conceito de humanização da saúde?

- Ainda que facilitasse o cuidado, não poderia acarretar no desaparecimento de alguma categoria profissional (substituição do homem pela máquina)?

Você tem alguns questionamentos... Então posicione com alguns deles!!! E vamos refletir e tomar posições mais eficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores