domingo, 30 de outubro de 2011

NOTÍCIA: GOVERNO INCENTIVA DROGA ANTI-CÂNCER

Pesquisas de drogas contra câncer terão novo incentivoObjetivo do governo é reduzir gastos atuais com remédios oncológicos importados
Folha de S. Paulo, 22-10-2011
Johanna Nublat

O governo instituiu uma rede para incentivar, financiar e orientar pesquisas nacionais para produzir medicamentos e tecnologias de combate ao câncer.

Essa estrutura, coordenada pelo Ministério da Saúde e gerida pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), deve definir estratégias e resultados a serem alcançados.

Acordos para a transferência de tecnologia -como o firmado com Cuba em setembro- e políticas de financiamento para empresas públicas e privadas são responsabilidades da rede, instituída por portaria publicada no "Diário Oficial da União".

BNDES e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) compõem o comitê gestor da rede. A expectativa do ministério é que mais de R$ 5 bilhões sejam investidos em pesquisas em saúde nos próximos quatro anos.

Segundo Luiz Antonio Santini, diretor-geral do Inca, as prioridades serão para câncer de mama, leucemias e linfomas. O objetivo é diminuir a dependência de medicamentos importados. O ministério gasta R$ 2,5 bilhões por ano com drogas oncológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores