domingo, 17 de junho de 2012

REPORTAGEM: OS RISCOS DA BIOPLASTIA


Substância usada na bioplastia pode ser prejudicial à saúde
Jornal do Brasil, 11-06-2012

Com a promessa de obter as mesmas mudanças físicas de uma cirurgia plástica, mas sem cortes, mais barata e com resultados imediatos, cada vez mais mulheres são atraídas pela bioplastia. No entanto, o procedimento - feito por meio de injeções de polimetilmetacrilato (substância derivada do acrílico, mais conhecida como PMMA) - pode causar sérias complicações e riscos à saúde.

Os problemas surgem quando o organismo rejeita a substância aplicada ou não consegue absorvê-la completamente, causando reações alérgicas, inchaços, dores, vermelhidão e pus na região ou até mesmo alterações mais graves, como infecção, formação de nódulos na pele, embolia (entupimento) de um vaso - caso a injeção atinja um vaso sanguíneo - e necrose (morte) do tecido. O produto ainda pode migrar para outras áreas do corpo e provocar graves deformações.

“A bioplastia, quando aplicada por mãos experientes e em pequenas quantidades, é segura e pode trazer resultados positivos. No entanto, quando isso não acontece, a probabilidade de os efeitos colaterais aparecerem são grandes”, alerta Claudio Mutti, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC) e especialista em estética médica pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME).

Além dos riscos causados pelo uso indiscriminado da técnica, outro fator que pesa contra a bioplastia é o fato de o PMMA ser uma substância permanente, que não pode ser retirada do organismo, ao contrário das próteses de silicone, por exemplo. “Por isso, mais do que saber aplicá-la é necessário ter conhecimento anatômico das áreas, além de habilidade e experiência na técnica, porque qualquer erro pode ser determinante para a estética do paciente", alerta Mutti.

Como funciona

Com o auxílio de microcânulas, a aplicação da bioplastia dura em torno de uma hora. Por isso, uma das grandes vantagens da técnica é o fato de o paciente poder sair do consultório pronto para as atividades normais do dia a dia. "Isso é possível porque a aplicação não deixa hematomas, manchas roxas e quase nenhum inchaço na região tratada”, revela.

Versátil, a bioplastia pode ser utilizada para corrigir diversas imperfeições do corpo como: empinar o nariz, realçar as maçãs do rosto e possibilitar formas e contornos corporais. As mulheres podem recorrer ao procedimento para melhorar o contorno dos glúteos e panturrilhas, enquanto os homens, dos bíceps, tríceps, peitoral e ombros. 

Restrições

Como o PMMA é uma substância permanente, implantada em camadas profundas da pele, nem todas as pessoas podem passar pelo procedimento. “A técnica ainda deve ser evitada em pacientes com doenças autoimunes, como diabetes de tipo 1 e lúpus,  doenças sistêmicas graves, como a leucemia, doenças de pele no local da aplicação e em pacientes grávidas ou com algum tipo de câncer”, diz.

Evite complicações

Apesar de simples, podendo ser realizada em consultório, sem a necessidade de internação do paciente, a bioplastia não deve ser encarada como uma terapia banal. “Para evitar possíveis complicações, a primeira coisa a ser feita é procurar profissionais experientes, que tenham senso estético e a responsabilidade de injetar quantidades menores do produto, sem cometer exageros. Do contrário, o procedimento pode oferecer riscos à saúde”, conclui Mutti.

2 comentários:

  1. Minha irmã teve uma complicação alérgica a esse tratamento, com nódulos e inchaços. Nenhum médico se dispõe a corrigir esse problema. Gostaria de saber se tem algum tratamento com recursos naturais para desfazer os nódulos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitor(a)!

      Aconselho buscar um médico especializado para ajudar a reverter a situação ou amenizá-la. Acredito que um "Imunoalergista" contribua para a questão. Procure outros pontos de vistas para consenso diagnóstico e de tratamento.

      Quanto a uma possível correção, e o uso de recursos naturais, desconheço. Porém, se seguir a primeira orientação, creio que ajudará muito.

      Mas lembre-se que o PMMA é permanente no organismo. Se a sua irmã teve a complicação, é melhor ser acompanhada mais de perto. Por isso, é indispensável o acompanhamento por profissional capacitado.

      Agradeço a sua participação no Blog Gera Saúde.

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Por Enf. Patrícia Trasmontano.

      Excluir

Marcadores