quinta-feira, 8 de setembro de 2011

NOTÍCIA: PROTETOR SOLAR EM PÍLULA

Cientistas querem produzir pílula de protetor solar com composto extraído de corais
O Globo, 01-09-2011

RIO - Para quem adora sol mas odeia a rotina de proteção solar, uma solução pode estar a caminho: cientistas britânicos descobriram como os corais se protegem dos danos causados pelos raios ultravioleta e agora esperam usar essa informação para produzir um protetor solar em pílula.

Uma única cápsula poderia proporcionar semanas de proteção para a pele e os olhos, cortando as chances de câncer, afastando a necessidade de cremes e óculos de sol, e mantendo longe rugas e outros sinais de envelhecimento, afirma reportagem publicada no britânico "Daily Mail". A má notícia é que a mesma pílula impediria qualquer bronzeamento da pele.

Segundo os cientistas do King´s College de Londres, a pílula poderia ser testada nas pessoas por cinco anos e se tornar amplamente disponível e barata em uma década. Eles se inspiraram em amostras de coral coletadas da Grande Barreira de Corais da Austrália.

Através da coleta de corais em mergulhos noturnos e a exposição posterior ao sol, os cientistas descobriram o mecanismo de produção de proteção solar, como um bloqueio produzido pelas algas.

- Descobrimos que as algas fazem um composto que acreditamos ser transportado para o coral, que, em seguida, o transforma em um protetor solar, para o benefício dos corais e das algas. Isso não só os protege de danos dos raios ultravioletas, como temos visto que os peixes que se alimentam dos corais também se beneficiam desta proteção solar - disse o pesquisador Paul Long.

Os pesquisadores agora querem fazer isso em laboratório.

- É absolutamente possível afirmar que, após tomar o comprimido, você encontraria o composto em sua pele e olhos. Seria necessário realizar uma série de exames toxicológicos antes, mas imagino que um filtro solar em comprimido poderia ser desenvolvido em cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores