domingo, 11 de setembro de 2011

MENSAGEM: TERAPIA MUSICAL CONTRA UMA DEPRESSÃO REAL

TERAPIA MUSICAL CONTRA UMA DEPRESSÃO REAL
(Por Missª Iari Trasmontano)

Davi tocou harpa para o rei Saul.
O rei Saul sofria...


O relato bíblico liga a enfermidade pessoal do rei com o início da crise de seu reinado, com a aproximação do momento de entregar o cargo ao seu sucessor. Os médicos da corte diagnosticaram  um estado de depressão persistente e recorrente como causa da perda do carisma de Saul.

Não era mais o Espírito de Deus quem dava inspiração para Saul, mas sim um espírito mau, que o tormentou e tirou dele toda a motivação interna.

A proposta terapêutica foi a música, que deveria levantar novamente o ânimo do rei, clarear a sua mente e renovar a sua motivação, para que ele pudesse continuar a ser um rei cheio de energia.

Com a autorização do “paciente”, algo muito importante para o sucesso do tratamento, principalmente para doenças da “alma”, foi procurado um músico apropriado. A escolha recaiu sobre Davi, que sabia tocar lira.

A música exerce uma influência considerável sobre a disposição das pessoas, e isso vale tanto hoje como naquele tempo.

Como terapeuta musical, Davi conquistou a confiança do rei; como escudeiro pessoal do rei, pôde permanecer sempre ao lado do rei. Ele estava sempre de prontidão com a sua lira para tratar o rei, quando manifestava o ataque depressivo de Saul. A música de Davi deixava Saul novamente alegre e confiante.

A Bíblia une esse diagnóstico e tratamento, aparentemente moderno, com uma surpreendente teologia de dimensão profunda.

O terapeuta era o futuro rei de Israel (sucessor de Saul), o próprio Davi, especialmente equipado com o Espírito de Deus. Ele dá a Saul (que ainda continuava em seu ofício real) a participação no carisma ou dom que Deus lhe concedeu. (1 Samuel 16.14-23).

Os grandes “médicos” da Bíblia eram pessoas que mantinham um estreito relacionamento com Deus, como os profetas e o próprio Jesus.

A Bíblia identifica diversos tipos de doenças e distúrbios, mas sempre mostra que a cura é possível, pois Deus se preocupa com o ser humano como um todo; Deus consola a alma e restabelece o corpo.

Tudo é possível ao que crer!

Busque o seu Milagre ainda hoje e diariamente, Ele está atento ao seu pedido!

Que o Espírito de Deus esteje presente em sua vida, lar e famíla!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores