sábado, 4 de junho de 2011

REPORTAGEM: MONONUCLEOSE- TRANSMITIDA PELO BEIJO

SAÚDE BUCAL: Doenças Transmitidas pelo Beijo

Revista Fiel, jan 2011. p.15
(Drª Andréa Araújo Santos, Cirurgiã Dentista/ UERJ)

MONONUCLEOSE

FIGURA 1: Vírus

É uma doença clínica causada por um vírus, que faz com que a pessoa infectada apresente um número muito alto de leucócitos (glóbulos brancos).

A transmissão mais frequente se dá pelo contato de saliva contaminada. Mas também pode ocorrer por transfusão de sangue ou outros órgãos, e por contato sexual.

Os principais sintomas são: dor de garganta, febre e ínguas pelo corpo. Na metade dos pacientes infectados há um aumento do volume do baço. No fígado, pode acontecer de maneira menos intensa. Raramente, os pacientes apresentam inflamação do tecido cerebral (encefalite), convulsões, alterações nervosas, inflamação do revestimento cerebral (meningite) e anomalias do comportamento, e menos de 1% dos pacientes evoluem para óbito.

FIGURA 2: Sintomas: (infecção na cavidade oral, íngua, aumento do baço, encefalite)

A fase aguda da doença dura aproximadamente 2 semanas, e, depois desse período, a maioria das pessoas consegue retornar as atividades habituais. Contudo, o cansaço pode persistir por semanas. Devido ao risco de ruptura do baço, recomenda-se evitar exercícios físicos por 4 semanas.

O tratamento inclui o alívio dos sintomas e o repouso do paciente, já que não há droga específica para combater o vírus.

Para maiores informações acesse:
http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/2472/mononucleose

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores