quinta-feira, 16 de junho de 2011

REFLEXÃO: FLUXO MENSTRUAL - ABORDAGEM BÍBLICA

Fluxo que Gera Vida: Uma abordagem bíblica
(Missª Iari Trasmontano)

A menstruação, o ciclo que começa na puberdade e termina com a menopausa, é a eliminação sanguínea (tecido uterino gerado no mês anterior) que ocorre na mulher. Esse tecido é formado, afim de que ocorra uma possível gravidez. Quando não ocorre, é eliminado através de uma cascata de eventos fisiológicos.

Ao enfocarmos na Bíblia, encontramos algumas referências a respeito deste assunto, vinculado à cultura judaica da época:
- A Lei Mosaica (Moisés) tem uma preocupação específica tanto com a menstruação normal (Livro de Levíticos 15: 19-24), quanto ao fluxo anormal (Livro de Levíticos 15: 25-30).
- O Antigo Testamento descreve que a mulher é considerada imunda quando está menstruada, e ordena que o homem não mantenha relações sexuais com ela durante o período menstrual (de sua mulher). Não há outras referências regulamentadoras sobre menstruação no Novo Testamento.
- No entanto, através da passagem de Levíticos (15:25-30, Antigo Testamento) que aborda o fluxo anormal, podemos entender melhor a solidão e o isolamento em que vivia a mulher, que tão logo, procurou Jesus para curá-la, conforme Livro de Mateus (9:20-22, Novo Testamento).

Apesar do fluxo menstrual ser vivenciado como um “fardo” para muitas mulheres é ele que proporciona a oportunidade de unir-se ao Criador na formação de um novo ser, no interior de seu corpo (Livro de Gênesis 4:1). A proximidade da mulher com o seu filho é fruto de um milagre que não seria possível sem que ocorresse a menstruação. Deus é eternamente sábio ao pensar em nós com detalhes especiais!!!

Saiba Mais Sobre Ciclo Menstrual:
- Enfª Marislei Brasileiro (TV Goiânia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores