quinta-feira, 2 de junho de 2011

NOTÍCIA: CÉLULA-TRONCO FRENTE A DEFICIÊNCIA

Célula-tronco renova esperança de deficientes

Tratamento apresentou resultados surpreendentes em um mês

Folha de Pernambuco, 02-06-2011

Depois de nove anos preso em uma cadeira de rodas, sem poder andar, um paraplégico de 47 anos voltou a ter sensibilidade nas pernas e nos pés e a movimentar os membros inferiores após ser submetido a tratamento experimental à base de células-tronco, na Bahia.


Desenvolvido por cientistas do Centro de Biotecnologia e Terapia Celular do Hospital São Rafael, em Salvador, e da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), o tratamento consiste na retirada de células-tronco adultas do osso da bacia e no reimplante no local da lesão, na coluna vertebral.

 O primeiro paciente, um policial militar de Salvador que teve a identidade preservada, ficou paraplégico há nove anos, após uma queda que traumatizou a coluna na região lombar. Seis semanas após a implantação de células-tronco adultas no local da lesão, o policial já voltou a sentir as pernas e os pés. Ele iniciou fisioterapia para fortalecer os músculos que ficaram muito atrofiados após o longo período de inatividade.

A bióloga Milena Soares, que participa do projeto, é cautelosa ao prever se o paciente voltará a andar um dia. Segundo ela, isso vai depender, sobretudo, da fisioterapia. “Ele já consegue fazer alguns movimentos com a perna, e os resultados já mostram avanços muito significativos para a qualidade de vida do paciente”, diz. Os pesquisadores afirmam que houve um aumento do controle da bexiga e do esfíncter. Com isso, o paciente ficará livre de cateterismos diários feitos para retirar urina.

“Houve uma resposta muito boa no pós-operatório. Quatro dias depois da cirurgia, o paciente já demonstrou melhora”, disse o neurocirurgião que integra o grupo de pesquisa, Marcus Vinícius Mendonça.

Nessa fase experimental, que visa atestar a segurança do procedimento, a técnica será aplicada em 20 voluntários. Dois deles receberam as células na última terça-feira e ontem. O próximo fará o procedimento na semana que vem. Segundo Mendonça, características do pós-operatório verificadas no primeiro paciente, como ausência de dores neuropáticas (característica de lesões neurológicas), repetiram-se nos outros dois pacientes.

2 comentários:

  1. Boa Noite !
    Meu nome é João Francisco de Lima Jr. Eu sofri um acidente de moto e perdi os movimentos do meu braço direito, e gostaria de saber se tem como encaixar-me numa fila de espera sobre cirurgias com células tronco , pois um neuro-cirurgião me informou que somente uma cirurgia com ela traria os movimentos de volta

    ResponderExcluir
  2. Agradeço por tê-lo como leitor do Blog Gera Saúde.

    Compreendo o seu momento compartilhado e confiado a mim.

    No Brasil, infelizmente, as pesquisas com células-tronco ainda estão em fase de desenvolvimento, mas com boas perspectivas futuras, principalmente pelo Ministério da Saúde que oferecerá a assistência pública. Indico-lhe os seguintes artigos que poderão ajudar-lhe futuramente e que valem ser lidos para melhor compreensão:

    - BRASIL, CÉLULA-TRONCO EM ESCALA COMERCIAL

    http://gerasaude.blogspot.com.br/2012/05/noticia-brasil-celula-tronco-em-escala.html

    - CÉLULA-TRONCO FRENTE A DEFICIÊNCIA

    http://gerasaude.blogspot.com.br/2011/06/noticia-celula-tronco-frente.html

    - INVESTIMENTOS EM PESQUISA NA SAÚDE

    http://gerasaude.blogspot.com.br/2012/05/noticia-investimentos-em-pesquisa-na.html

    Também, gostaria de indicar-lhe 3 sites que, possivelmente, poderão ser mais acrescentadores na sua vivência, por se tratar de uma história real de lutas e vitórias, leia-o atentamente e explore as páginas:

    - UM REAL POR UM SONHO (A TRAJETÓRIA DE CLARA E SUA FAMÍLIA)

    http://www.umrealporumsonho.com.br/

    - CLARA CONQUISTA UM TRATAMENTO NA CHINA (O pai dela tentará trazer para o Brasil o tratamento com a célula-tronco, ao representar a Clínica Beiker)

    http://www.umrealporumsonho.com.br/blog/

    Sr. João,

    Perdoe-me não poder ajudar-lhe conforme o pedido, mas o meu papel no blog é apenas informar e divulgar iniciativas sobre saúde, meio ambiente e etc. Infelizmente, não tenho capacidade técnica de resolver diretamente a sua necessidade. Porém, espero ter contribuído, dentro das minhas possibilidades.

    Desejo que realize o teu sonho!

    Creia, pois o que parece impossível, pode se tornar possível!

    Deus o abençoe e o ajude superar todos os obstáculos que surgirem em sua vida!

    Tenha a certeza de que Você é um vencedor!

    Prosperidade a você e família!

    ResponderExcluir

Marcadores