quinta-feira, 2 de junho de 2011

NOTÍCIA: APARELHO DETECTA CÂNCER DE PELE

Rapidez é trunfo de aparelho na detecção de câncer de pele

Max Press, 27-05-2011


Equipamento desenvolvido em parceria com a USP São Carlos detecta e inicia tratamento de câncer de pele em cerca de cinco horas; lançamento no mercado está previsto para ocorrer no final de 2011 A empresa MMOptics (MMO), com sede em São Carlos (230 Km de São Paulo), deverá lançar em breve no mercado um aparelho revolucionário na detecção e tratamento do câncer de pele.


A principal inovação do equipamento – fabricado em parceria com o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP - está na rapidez do diagnóstico e início do combate à doença, possíveis de serem realizados em um período próximo de cinco horas. Denominado Lince, o produto desenvolvido está em exposição na Feira Hospitalar 2011, evento que termina nesta sexta (27) na capital paulista.

A velocidade na detecção e o início imediato do tratamento estão diretamente associados ao fato do aparelho conter numa mesma plataforma o evidenciador da doença e a tecnologia de combate ao câncer de pele. De fácil manuseio, o Lince tem como base a fototerapia (PDT) e sua aplicação exige a utilização prévia de uma espécie de pomada a base de ácido levulínico (ALA). “Uma luz específica ativa a substância denominada porfirina, capaz de matar as células cancerosas”, explica Luciano Bagnato, da MMOptics.


O equipamento exposto na maior feira hospitalar da América Latina está atualmente em fase de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além da parceria com o IFSC, o desenvolvimento do projeto teve o apoio do Hospital Amaral Carvalho (localizado em Jaú-SP e especializado no tratamento de câncer) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Segundo Bagnato, a previsão da empresa é lançar o aparelho no mercado ainda em 2011, com planos de disponibilizar o Lince para mais de 100 centros especializados no tratamento de câncer.

“Mais que um grande auxílio à medicina, o equipamento também representa um ganho para a sociedade, já que seu valor acessível permite combater de forma viável o câncer de pele, doença que, no Brasil, é considerada um problema de saúde pública”, destaca Bagnato. Sobre a MMOptics Criada em São Carlos em 1998, a MMOptics desenvolve equipamentos para a área da Saúde. A base da inovação tecnológica aplicada pela empresa é agregar a ciência da Biofotônica à óptica-eletrônica.


Os aparelhos a base de lasers e LED podem ser aplicados na medicina (tratamentos oncológicos), odontologia, fisioterapia, acupuntura, veterinária e estética. Sobre a Hospitalar Também denominada Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios, a Hospitalar é reconhecida como o mais importante evento da saúde da América Latina. Promovida no Expo Center Norte (São Paulo), a mostra exibe produtos de 1.250 empresas, representando mais de 30 países. A expectativa para 2011 é receber 89 mil visitantes do Brasil e de outros países.

SAIBA MAIS SOBRE O CÂNCER DE PELE:


PREVINA-SE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores