segunda-feira, 4 de junho de 2012

REPORTAGEM: RIO + 20 E CÚPULA DOS POVOS, SEGUNDO ODED GRAJEW

Rio+20: sociedade cobra novo modelo de desenvolvimento, afirma Oded Grajew
Para empresário, coordenador da Nossa São Paulo, Cúpula dos Povos representa contraponto à inanição dos governos e constrangerá quem não discutir alternativas sustentáveis
Por: Virgínea Toledo – Rede Brasil Atual. Publicado em 31/05/2012
Para o coordenador da Nossa São Paulo, sociedade civil vai constranger quem não acredita em outro modelo de desenvolvimento (Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr)
São Paulo – Governos e sociedade civil oferecem diferentes perspectivas para um balanço da Rio+20, acredita o coordenador da Rede Nossa São Paulo, o empresário Oded Grajew. Para ele, otimismo e pessimismo têm a ver com a perspectiva com que os grupos de participantes se voltam para a conferência. Para Grajew, o evento deve ser visto não como etapa de chegada, mas, ponto de partida para se buscar avanços.
"Na questão dos governos, é necessário um consenso geral, uma unanimidade. Enquanto a Cúpula dos Povos vai mobilizar uma coisa muito positiva, com diferentes pontos de vista. E isso pode criar um constrangimento para quem não faz nada ou diz que é impossível fazer", ressaltou. O empresário, um dos fundadores do Fórum Social Mundial, participou hoje (31) de debate online promovido pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
Na visão de Grajew, a expectativa em relação aos governos é baixa por conta da dificuldade de encontrar um acordo global, porque países com características diferentes chegariam, no máximo, a um denominador comum "medíocre". Em contrapartida, o papel da sociedade civil na Cúpula dos Povos significa uma mobilização de entidades e empresas que pode dar maior visibilidade a diferentes referências e exemplos.
Segundo ele, isso faz com que se crie um constrangimento a quem não faz nada ou quem diz que é impossível de se fazer. "Será uma cúpula bastante crítica dos modelos atuais. Será um lugar onde haverá não apenas uma proposta, mas muitas. Para que ninguém possa dizer que não há modelos e mudanças para um novo desenvolvimento", ressaltou.
A Cúpula dos Povos, evento organizado pela sociedade civil, ocorrerá paralelamente à Rio+20 e às negociações oficiais coordenadas pela ONU. A cúpula baseia-se nas denúncias estruturais da crise, na tentativa de estimular organizações e movimentos sociais a articular processos na luta contra o atual modelos de desenvolvimento.
SAIBA MAIS (CÚPULA DOS POVOS): http://cupuladospovos.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores