segunda-feira, 4 de junho de 2012

REPORTAGEM: USO MEDICINAL DO MEL - APITERAPIA

A medicina moderna e sua relação com os produtos naturais
Jornal do Brasil, 28-05-2012

As propriedades curativas e anti-sépticas dos produtos naturais estão sujeitos a um número crescente de estudos. "Hipócrates, o pai da medicina, disse que o uso do mel combate o envelhecimento, e o prescrevia para combater a febre, úlceras e feridas", Henry Joyeux escreveu em seu livro Les abeilles et le chirurgien , lançado 26 de abril pela edititora du Rocher. O livro convida a descobrir a apiterapia ou a arte de curar por produtos apícolas. O uso medicinal do mel sobreviveu aos séculos na Europa Oriental e na África, mas só recentemente os médicos franceses se interessaram. "Atualmente, um crescente corpo de trabalho médico mostra não só que o mel é um produto eficaz e seguro para tratamento de feridas, mas também uma solução interessante e barata para lutar contra os germes resistentes a antibióticos, um problema de saúde pública em países países pouco desenvolvidos, "diz o Dr. Albert Becker, presidente da Associação Francophone de apiterapia.
"*Um recente estudo holandês sugere a destruição de bactérias resistentes a vários antibióticos modernos, tais como a Escherichia coli ou Staphylococcus aureus, através da adição de 10 a 20% de mel em seu meio de cultura", diz Henri Joyeux.
A colméia funciona como um verdadeiro laboratório em miniatura, que transforma o néctar das flores, em um produto com propriedades complexas. "As abelhas voltam para a colméia com o néctar, elas o desumidificam para conservação através da T rophallaxie. Esta operação consiste no regurgitar do néctar de suas colheitas, para então passar de boca em boca. Através das reações químicas que ocorrem com as secreções das abelhas, ele adquire sua riqueza enzimática e alto poder anti-séptico", diz a Sra. Catherine Ballot Flurin, apicultora.
O carácter anti-séptico do mel está ligado em parte à presença de dois tipos de proteínas; inibidoras, que inibem o crescimento bacteriano e, de imunidade, que aumentam as defensas. Além disso, açúcar elevado, baixo teor de água (15-18%) e acidez, criam condições inadequadas para o crescimento de micróbios.
*PAULUS H. S. et coll How honey kills bacteria . FASEB J. 2010 24: 2576-2582
*** Texto Complementar ao Blog Gera saúde
Apiterapia
Apiterapia é uma modalidade das medicinas alternativas - ou ciências alternativas - que usa os produtos da abelha (mel, própolis, pólen, geléia real, cera, apitoxina e larvas de zangão) para fins terapêuticos em seres humanos e animais. No mundo, são muitos os países que fazem uso desta terapia, inclusive sendo comum em clínicas especializadas, com profissionais de várias especialidades da área da saúde.OBS: CONSULTE UM MÉDICO ESPECIALISTA NO ASSUNTO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores