domingo, 15 de abril de 2012

REPORTAGEM: ROUPAS QUE FAZEM MAL À SAÚDE

O perigo no armário: roupas que fazem mal à saúde
Valor Econômico, 03-04-2012
MELINDA BECK


Baila Steinman notou uma dormência na perna pela primeira vez durante uma viagem a Israel, em dezembro. "Do joelho até a pélvis, estava tudo adormecido, ao ponto de ser doloroso", lembra a terapeuta ocupacional de 52 anos.

De volta a Nova York, Steeinman consultou um neurologista, que fez vários testes e logo perguntou: "Você usa roupas apertadas, como meia-calça de alta compressão ou cintos?". Quando ela respondeu que sim, o médico, Irving Friedman, exclamou: "É isso!".

O culpado: os cintos largos e ajustados que Steinman gosta de usar. Friedman explicou que eles podem comprimir um nervo importante, o nervo cutâneo femoral lateral, que vai do abdome até a parte externa da coxa. Ele disse que vê com frequencia esse problema, chamado meralgia parestésica, em policiais que carregam armas nos quadris e bailarinos que usam tutus apertados. "Tudo o que coloca pressão sobre o nervo pode causá-lo", disse Friedman. "É muito, muito comum."

Roupa e acessórios muito apertados, muito soltos, muito pesados, muito altos ou muito leves podem criar problemas de saúde que as pessoas muitas vezes não associam com o que estão vestindo. A seguir, uma lista do que talvez deva ser eliminado do armário:

Jeans apertado: Espremer um corpo rechonchudo em um jeans apertado não só pode causar compressão de nervos como também interferir na digestão, concluiu a publicação "Archives of Internal Medicine" em 1993. O médico Octavio Bessa, de Stamford, Estado de Connecticut, escreveu que ele estava vendo de 20 a 25 pacientes por ano, geralmente homens de meia-idade ou mais velhos, que sofriam de desconforto abdominal, distensão, azia e gases poucas horas depois de comer. "O diagnóstico pode ser feito facilmente no consultório, comparando o tamanho das calças com a circunferência abdominal.

Geralmente, há uma discrepância de 7,5 centímetros ou mais", escreveu Bessa, cunhando o termo "síndrome da calça justa".

Desde então, os estilos de jeans ficaram ainda mais ajustados e também passaram a ser responsabilizados por dores lombares, infecções fúngicas em mulheres e um transtorno raro chamado lipoatrofia semicircular, em que lesões horizontais aparecem ao redor das coxas.

Modeladores de corpo: Quando são muito apertados ou muito longos, os modeladores de corpo podem causar tanto a compressão de nervos como problemas digestivos, além de vergões dolorosos onde termina o tecido e começa a pele. Os modeladores que comprimem a parte superior do abdome também podem impedir que os pulmões se encham de oxigênio, provocando tonturas.

Camisas e gravatas: Você tem dores de cabeça, visão embaçada ou formigamento em torno das orelhas, especialmente no escritório? Gravatas e colarinhos de camisa apertados podem reduzir a circulação para o cérebro e aumentar a pressão intra-ocular, um fator de risco para o glaucoma, alertam os especialistas. Gravatas apertadas também podem diminuir a amplitude de movimento do pescoço e aumentar a tensão muscular nas costas e ombros, segundo um estudo com trabalhadores de escritório na Coreia do Sul, publicado ano passado na revista "Work".

Muitos homens precisam se desapertar: 67% compram camisas com colarinhos menores que seus pescoços, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Cornell em 1993.

Roupas interiores: Peritos de lingerie dizem que 75% das mulheres usam sutiã de tamanho errado. Um sutiã que é muito grande não dá nenhum suporte, o que pode causar dores no peito e tensão nas costas. Um que é apertado demais pode ferir a pele.

Samba-canção ou cueca tradicional? Especialistas em fertilidade aconselham os homens que querem ter filhos a não passar longos períodos em shorts de ciclismo ou cuecas apertadas que podem elevar a temperatura dos testículos, reduzindo a produção de espermatozóides.

Tecido e detergente: alergias a fibras específicas são relativamente raras, embora ocorram com mais frequência com produtos sintéticos e mesclas que com tecidos 100% de algodão, lã ou seda, de acordo com Apra Sood, médico especializado em dermatites de contato. Pessoas que desenvolvem erupções cutâneas e outras irritações pelo contato com a roupa estão reagindo, com mais frequência, aos corantes e amaciantes de tecidos que podem incluir formaldeído. "Lavar roupa nova antes de usar pode reduzir isso", diz Sood.

Roupa de criança: Peças com cordões aumentam o risco de estrangulamento para bebês e até crianças mais velhas e podem ficar presas em brinquedos no parquinho. Zíperes, que podem machucar a pele também não são recomendados para a roupa das crianças.

Ultimamente, pediatras vêm alertando para outro problema, hiperpigmentação provocada por elásticos apertados em meias, que criam vergões avermelhados em torno dos tornozelos. As marcas são inofensivas, mas podem durar anos, alertam os médicos.

Sapatos: Saltos com mais de cinco centímetros têm sido associados a joanetes, dedos do pé em martelo, fraturas de estresse e torções de tornozelo. Outras doenças podem ser saliências ósseas no tornozelo, neuroma de Morton (uma lesão no nervo entre os dedos) e infração de Freiberg (em que alguns ossos do pé morrem devido à falta de circulação).

Depois de anos usando salto alto, os tendões de Aquiles de algumas mulheres encurtam, tornando sapatos baixos desconfortáveis.

Sapatos sem nenhum salto também podem causar problemas, especialmente aqueles com solas finas sem suporte. Qualquer sapato sem suporte para o arco pode levar a uma fascite plantar, inflamação na faixa de tecido ao longo da parte inferior do pé.

Chinelos de dedo são ainda piores, de acordo com a Associação Americana de Pediatria. Pesquisadores da Universidade de Auburn filmaram 39 voluntários e perceberam que eles tinham que contrair os dedos para manter os chinelos no pé, ocasionando fadiga de músculos do pé, da panturrilha e alteração no andar, o que poderia no longo prazo causar problemas no tornozelo e quadril.

As populares botas do estilo Ugg também não escapam. Essas botas forradas com lã e sem salto podem gerar os mesmos problemas. Além disso, o revestimento pode ser um terreno fértil para fungos e pé de atleta. "Elas absorvem a umidade, mas a umidade não tem para onde ir", diz Jeffrey Benabio, um dermatologista californiano. Ele recomenda usar as botas de lã com meias, por períodos curtos, deixando-as secar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores