domingo, 15 de abril de 2012

REPORTAGEM: PERIGO DO MERCADO BRASILEIRO DE AGROTÓXICOS

Mercado brasileiro de agrotóxicos, gigante e concentrado, preocupa Anvisa
Dados divulgados pela agência mostram que dez empresas controlam 75% das vendas
(Por: Rede Brasil Atual,11/04/2012)
Indústria de agrotóxicos mantém política agressiva de vendas no país, sem responsabilidades sociais, como proteção a trabalhadores.
São Paulo – O mercado brasileiro de agrotóxicos cresceu ao dobro da razão mundial entre 2000 e 2010 e segue um ritmo de concentração preocupante, segundo relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Na última safra, do segundo semestre de 2010 ao primeiro semestre de 2011, foram vendidas 936 mil toneladas de venenos agrícolas. A esse dado somam-se outros já conhecidos, como o de que o Brasil lidera o mercado mundial de venenos agrícolas desde 2008. Já em 2010, o mercado nacional representava US$ 7,3 bilhões para as empresas do setor, ou 19% do mercado global de agrotóxicos. Os Estados Unidos, responsáveis por 17% das vendas, movimentaram US$ 5,12 bilhões.
Ao analisar o balanço de vendas de 96 empresas, responsáveis por quase 100% do total, a Anvisa notou que as dez maiores corporações dominam 75% da comercialização. “Trata-se de um mercado extremamente polarizado e de difícil espaço para concorrência”, diz o diretor da agência, Agenor Álvares.
Outro problema é que apenas 50% dos agrotóxicos registrados chegam aos produtores, o que significa que as empresas entram com pedido de liberação de novos produtos simplesmente para garantir uma reserva de mercado. Outro ponto do relatório expõe que 53% das empresas de agrotóxicos instaladas no Brasil não possuem fábrica. “São empresas que atuam como verdadeiros escritórios de registro, sendo responsáveis pelo aumento do entulho burocrático, sem agregar nenhum benefício para a sociedade”, diz Álvares.
Quanto à categoria de produtos, novamente nota-se uma distribuição desigual. Os herbicidas representaram 45% do total na última safra, seguidos por fungicidas, com 14%, e inseticidas, com 12%. Por ingredientes ativos, o herbicida glifosato, controlado majoritariamente pela empresa Monsanto, tem uma fatia de 29% de todos os venenos vendidos. A Anvisa lembrou que essa tendência de polarização do mercado também ocorre em escala global. As 13 maiores empresas de agrotóxicos detêm o controle de 83% do mercado mundial do setor.
Segundo o coordenador do Observatório da Indústria de Agrotóxicos, Victor Pelaez, esse mercado se configura como um oligopólio com elevado grau de concentração. “A própria estratégia oligopolistas estabelece cooperação entre as empresas que já estão no mercado e barreiras para as que estão de fora”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores