domingo, 15 de abril de 2012

ARTIGO: CUIDADOS PARA HOMENS

ARTIGO: CUIDADOS PARA HOMENS

(Por Enfª Patrícia Trasmontano)
Olá rapazes!!!
OBS: NADA DO QUE FOR FALADO FERIRÁ A SUA MASCULINIDADE! (RISOS)
QUE TAL COMEÇARMOS?
Bem sabemos que as mulheres se preocupam ou dão maior importância a
saúde e a beleza do que os homens. Será?
Mas não quero culpá-los com este comentário. É apenas uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, que merece atenção. Sei também que há muitos homens que, verdadeiramente, buscam o melhor para o seu bem estar e qualidade de vida.
Por isso, pensando em você, “rapazinho”, que preza pela sua saúde, e você “mocinha”, que se interessa em promover a saúde de seus amados (pai, companheiro, amigo...) e que indicará este artigo, venho refletir sobre alguns cuidados de saúde que são importantes de serem retratados, referente a saúde do homem...
Mas antes, responda as seguintes perguntas:
- Você se preocupa com a higiene íntima e do corpo?
- Como “encaras” uma consulta periódica ao urologista?
- Tens o conhecimento de doenças que acometem os órgãos sexuais?
- Sabes quais exames são interessantes de serem realizados para identificar possíveis problemas?
- Já ouviu falar sobre o auto-exame dos testículos?
Uffa!!! Haja perguntas!
Que tal esclarecê-las, se ainda restam dúvidas?
Vamos lá!
HIGIENE MASCULINA
- Bom, aprendemos que um bom banho, faz muito os seus efeitos. Pelo menos dois a três por dia. Não prolongue muito, façamos a utilização consciente da água! Use cosméticos (sabonete, xampu, condicionador...) que mais se adéquam ao seu tipo de pele e cabelo.  E não se esqueça de um desodorante e um perfume, afinal, isto contribui para fazer “presença” nos ambientes e para você mesmo. Evite exageros, hein!?
- Continuemos, agora, com uma excelente higiene bucal (escovação correta dos dentes, próteses e aparelhos, além do uso do fio dental) e cuidados odontológicos (avaliação do dentista, periodicamente), afinal uma boca saudável, gera saúde para todo o corpo. E atente-se para as suas palavras, pois, poderá prejudicar todo esse trabalho com a sua boca, ou seja, o que adianta ter um sorriso perfeito para atrair olhares, e ser um “baita boca suja”?
- E a higiene íntima? Tratemos dela, então! Primeiramente, aproveite o banho para identificar anormalidades nas mamas, isso mesmo! Homens também podem ser acometidos de câncer nas mamas. Examine também, qualquer outra parte do corpo, bem como o órgão genital. Lembre-se de retrair o prepúcio e limpar a pele da sua parte interna e da cabeça do pênis, pois é uma região muito sujeita a infecções. Logo, evite o acúmulo de secreções. Antes e após uma relação sexual, é relevante a higienização, afinal, muitos microorganismos podem estar escondidos nos fluídos, na pele e pelos, podendo ocasionar doenças. E não vai vacilar, use a camisinha!
UROLOGISTA
- É um bom amigo, ao contrário do que você pode pensar. Ele pode orientá-lo e tratá-lo, quanto a sua saúde. Não precisa estar doente ou com preocupações para procurá-lo. Uma avaliação dele é essencial, ainda que de rotina. Saiba que ele pode te ajudar!!!
DOENÇAS E ÓRGÃOS SEXUAIS
Não tem como abordar de todas, neste momento, mas estimulo-o a buscar conhecer mais sobre algumas doenças que apontarei. Primeiro, saiba que a prevenção é o melhor remédio! Os passos anteriores contribuem para isso. Problemas podem surgir tanto no aspecto físico, psicológico e espiritual. Mas, não custa nada observar, caso ocorram com você:
- corrimento peniano;
- dificuldades de gerar filhos(as);
- dores durante a relação sexual;
- bolhas, manchas, nódulos (caroços), inchaços, coceira; identificáveis no corpo;
- dificuldade de ereção ou ejaculação;
- perda de libido, desinteresse na relação, cansaço;
- entre outras.
CONSULTE UM MÉDICO!!!
Destaco que há doenças que podem levar a essas manifestações (diabetes, hipertensão, estresse, depressão...), como também o uso de medicamentos e hábitos de vida (consumo de álcool e outras drogas, exercícios físicos extremos, múltiplos parceiro(a)s sexuais...). São tantas doenças que poder se manifestar sobre o corpo, mas não se apavore, você já sabe que é necessário se cuidar. No caso, destacarei apenas:
* Doenças e distúrbios referentes ao sistema reprodutor:
- Estenose uretral; Doença de Peyronie; Câncer (pênis, próstata, testículo...); Varicocele; Epididimite; Orquite; Hiperplasia Prostática Benigna; Prostatite; Cistite; Priapismo; Hidrocele; Torção do Testículo; DST’s (uretrite: gonocócica e não gonocócica; úlceras genitais: herpes genital, sífilis primária, cancroide, granuloma inguinal e linfogranuloma venéreo; verrugas genitais: papilomavírus humano - HPV, escabiose, pediculose pubiana – piolhos, molusco contagioso, hepatite e infecções entéricas, proctite e HIV/AIDS).
EXAMES
Um médico especialista em urologia, poderá indicá-los, conforme seu histórico de saúde, a realizar os seguintes exames:
- Dos 20 aos 30 anos: exames de rotina (sangue, urina, fezes); pressão arterial; exame para identificar AIDS e Hepatite B.
- Dos 30 aos 40 anos: exames ergométricos, níveis de colesterol.
- Dos 40 anos aos 50 anos: exame do toque, colonoscopia, ultrassom, PSA (sangue).
- Depois dos 50 anos: teste de função hepática, níveis hormonais e todos os outros citados, anteriormente.
Ressalto que não há uma regra quanto a fase de vida, mas quando necessários, independente da idade, serão solicitados. Por isso, exige o acompanhamento de um médico habilitado para isso.
AUTO-EXAME DOS TESTÍCULOS (AET)
Me espanta saber que há homens que desconhecem este assunto, por isso, resolvi descrever.
- Frequência: 1 vez por mês;
- Quem fará? Obviamente, você! Homem!!!
- Horário: Depois de um banho quente na banheira ou chuveiro, para relaxar a bolsa escrotal;
- Aparência normal: Quando o testículo está liso e de consistência uniforme;
- Como fazer o auto-exame?
1- usar ambas as mãos para apalpar o testículo, sendo que uma mão levantará o pênis para cima, enquanto a outra irá apalpar o testículo;
2- com os dedos indicador e médio sob o testículo e o polegar em cima, rolar suavemente o testículo em um plano horizontal entre os dedos; busque identificar qualquer evidência de nódulo ou anormalidade;
3- seguir o mesmo procedimento e palpar para cima, ao longo do testículo;
4- localizar e palpar o epidídimo, uma estrutura semelhante a um cordão, no ápice e atrás do testículo, que armazena e transporta os espermatozoides. Localizar também o cordão espermático e apalpá-lo.
5- repetir o exame no outro testículo. Não se assuste caso perceba que um testículo é maior que o outro, pois isto é normal;
6- se você encontrar qualquer evidência de um pequeno nódulo semelhante a uma ervilha, ou se o testículo estiver inchado (possivelmente devido a uma infecção ou tumor), consultar o seu médico.
PALAVRAS FINAIS
Até que enfim, chegamos aqui, depois de extensa, porém fundamental leitura!!!

Parabéns a você que se ama e se cuida!

Continue sendo este “menino” (risos) interessado sobre a sua saúde. E seja “camarada”, compartilhe com os seus familiares e amigos, os conhecimentos que você adquiriu com este “breve” artigo.

Espero que tenha gostado, e se quiser, sinta-se a vontade para comentar sobre, de modo a acrescentar mais informações! Aproveite também, para descobrir outros assuntos, aqui no blog, tão informativos como este!
Até mais!!!
Fonte:
BRUNNER & SUDDARTH. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 2 v.12ª ed. Rio de Janeiro; Guanabara Koogan, 2011.
CARROLL, Stephen; SMITH, Tony. Guia da Vida Saudável. 1ª ed. São Paulo: Folha da Manhã S/A, 1995.
MINHA VIDA: saúde, alimentação e bem estar. [site de internet]. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/ 13679-homens-devem-fazer-exames-diferentes-de-acordo-com-a-idade. Acesso em: 15 abr 2012.

Um comentário:

  1. Rapazes, já ía me esquecendo...

    Lembrem de higienizar o pavilhão auditivo (orelhas), o nariz, e a barba ou bigode. Não se esqueçam de cuidar das unhas das mãos e pés(lixadas e sempre limpas.

    Não se constranjam, infelizmente, muitos esquecem disso.

    Mais uma vez, recebam aplausos, por saberem se cuidar!!!

    ResponderExcluir

Marcadores