quarta-feira, 20 de abril de 2011

NOTÍCIA: VACINA CONTRA O CÂNCER, CMV E MENINGITE B

Laboratório israelense desenvolve novo sistema para produção de vacinas contra o câncer
Jornal do Brasil, 20-04-2011

TEL AVIV - O laboratório de biomedicina israelense Vacciguard desenvolveu um sistema biotecnológico que será capaz de produzir vacinas contra alguns tipos de doenças mais letais, do câncer ao CMV (citomegalovírus), à meningite tipo B e ao vírus do Nilo Ocidental.

"Nossa tecnologia consiste de transmissores próprios de peptídeos (compostos resultantes da união de dois ou mais aminoácidos) derivados de um elemento de proteína chamada Heat Shock Protein 60 (HSP60) que permite um método muito mais eficaz de combater bactérias e vírus", diz o dr. Anat Eitan, CEO do Vacciguard.

Essa vacina utilizará antígenos específicos do tumor - proteínas descobertas em uma célula tumoral - para estimular o sistema imunológico. Injetando os antígenos na área atingida, o sistema imunológico produzirá uma quantidade elevada de anticorpos ou de linfócitos T citotóxicos, também conhecidos como células T de defesa, para atacar as células do câncer que carregam esse antígeno específico. Vários antígenos podem ser usados nesse tipo de vacina para variar a resposta do sistema imunológico.

Uma das razões da eficácia do sistema Vacciguard é a como seus componentes são derivados. "A maioria das vacinas atualmente utilizadas é baseada em um patógeno atenuado ou numa única proteína inteira de uma bactéria ou vírus", explica o dr. Eitan.
"Em vez de desenvolver uma vacina específica para cada linhagem, podemos ter alguns aminoácidos a partir do patógeno que é comum em todas as suas cepas e desenvolver uma vacina única que é eficaz contra todas as cepas do patógeno", conclui Eitan. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores