sábado, 16 de abril de 2011

NOTÍCIA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NOS MUNICÍPIOS DE SP

Cidade integra rede que busca alimentação mais saudável
Folha Cidade, 13-04-2011
 
Por meio da Secretaria Municipal da Saúde, Araraquara passa a integrar a Rede-SANS, com outros 26 municípios do Estado de São Paulo, como Ribeirão Preto e Matão. O objetivo da Rede-SANS é incorporar bons hábitos de vida, principalmente em relação a uma alimentação adequada, mais saudável e solidária. Segundo a coordenadora municipal da Rede Básica de Saúde, Juliana Molers Aranha, diversos setores da administração municipal irão discutir projetos para a prática dessa integração na cidade.

Estudos comprovam que as doenças que mais ameaçam a humanidade, como obesidade, diabetes, hipertensão e desnutrição,  embora não tenham cura podem ser evitadas. E estes males são, em grande parte, determinados pelos (maus) hábitos de vida. Para mudar o quadro, é preciso rever atitudes ou “formas de pensar, acreditar, sentir e agir”, diz a Rede-SANS, além de uma revisão das regras de mercado entre produtores e consumidores de alimentos.A integração das pessoas na Rede se dará de diversas maneiras. Além do contato virtual (site, blogs, e-mails e cursos), no prazo de dois anos serão realizados cinco seminários entre os municípios e outros dois seminários estaduais.

Ainda de acordo com Juliana Molers Aranha, a cidade de Botucatu, que já sediou o primeiro encontro sobre o tema, em março, promoverá o segundo agora em maio. Na primeira reunião, já houve a participação de Araraquara, com a própria Juliana e a estudante do curso de nutrição, Isis Matsuda, da Uniara.  RecursosAs atividades de articulação da rede terão recursos do Ministério de Ciência e Tecnologia, por meio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que serão repassados ao Instituto de Biociências de Botucatu. Também naquela cidade funcionará um laboratório de Educomunicação, para apoio ao trabalho de registro das atividades e desenvolvimento do material educativo. A articulação da rede ainda conta com o apoio do Instituto Harpia Harpyia de Defesa do Direito Humano à Alimentação.

COMENTÁRIO:

AGUARDAMOS PARA QUE MUNICÍPIOS DE OUTROS ESTADOS ADOTEM A IDÉIA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores