quarta-feira, 13 de abril de 2011

REFLEXÃO: PRÁTICA DE LER A BÍBLIA, EXERCENDO A ESPIRITUALIDADE

Reflexão: Leia a Bíblia
(Por Enfª Patrícia Trasmontano)

Para início de conversa...

Você já leu alguma vez na vida as passagens escritas na Bíblia?

Se sim, deve ter percebido como aquelas palavras podem mexer com o nosso coração, não é verdade? São palavras escritas pelas mãos dos homens, mas inspiradas pelo Poder de Deus.

Caso você não leu ainda, é interessante fazê-lo... Talvez você não consiga compreender de relance os primeiros textos, porém busque alguém para orientá-lo, como um pastor ou um padre, por exemplo, que pode ser capacitado para ajudá-lo. Comece pelos livros dos Salmos, de Provérbios, de Jó, Evangelho de João... São de fácil compreensão para quem está começando a ler.

O que eu gostaria de ressaltar é que a leitura da Bíblia, promove conforto, bem-estar, qualidade de vida, alegria, orientação para o cotidiano, ajuda a superar dificuldades, diminui a ansiedade e o medo, entre outros, além de contribuir para você exercer a sua espiritualidade.

Você encontrar um significado para a sua existência, o relacionar-se com o próximo de forma equilibrada, ou cultivar a fé e a esperança na sua vida, vai fortalecê-lo de forma a gerar saúde espiritual, que refletirá no seu âmbito biológico e psicológico, que poderá contribuir positivamente até quando você estiver enfermo.

Tenho experimentado a respeito disso, através de trabalho voluntário de assistência religiosa em várias instituições públicas, além de ser uma pesquisadora sobre o assunto. Vale esclarecer que não estou defendendo uma religião, respeito aqueles que aderem outras fontes de ajuda, mas proponho aos interessados incluir esta prática no cotidiano, que quando bem fundamentada, poderá promover saúde sobre todo o ser.

Então vamos a esta reflexão?

LEIA A BÍBLIA SAGRADA!
(Por Bob e Debby Gass, A Palavra Para Hoje, 2011)

“Mas a palavra do Senhor permanece para sempre…” – 1 Pedro 1:25 NVI

A professora Jana Jones disse: “Durante o dia tiro alguns minutos para relaxar lendo a Bíblia. Depois de me ver fazer isso por vários meses, minha filha de quatro anos ficou preocupada: “Mamãe, você não vai terminar de ler esse livro?”.

Você poderia ler a Bíblia a vida inteira e compreendê-la apenas superficialmente. Não há livro igual. Por que? Porque:

1) Nenhum ser humano poderia escrever seguindo um padrão tão elevado. Pare e pense na melhor pessoa que você já conheceu na vida. Você precisa admitir que até mesmo ela deixaria algumas coisas de fora, não é verdade?

2) A Bíblia produz uma aura que nenhum outro livro pode produzir. Martinho Lutero disse: “A Bíblia está viva, pois fala comigo; ela tem pés, pois corre atrás de mim; ela tem mãos, pois me segura”. Experimente deixar um jornal sobre a sua mesa em um restaurante e ninguém vai notar. Mas deixe a sua Bíblia sobre a mesa e as pessoas vão olhar para você, vão observá-lo enquanto mastiga a sua comida, e talvez até anotem a placa do seu carro quando você entrar nele. Isto porque a Bíblia gera uma percepção da presença de Deus que força o coração dos homens e mulheres a reagirem.

3) Somos transformados à medida que a lemos. Os nossos valores mais profundos são alterados, a paz alcança o nosso espírito, a alegria enche o nosso coração. “A Palavra de Deus está cheia de poder de vida. Ela é mais afiada que a faca mais cortante, cortando profundamente nossos pensamentos e desejos mais secretos. Ela expõe aquilo que realmente somos” (Hb 4:12 NLT).

As respostas que você precisa estão na sua Bíblia, portanto, torne-a parte da sua vida diária.

Porção Diária: Leia a Bíblia- (Js 11-13), (Jo 15:5- 17), (Sl 14), (Pv 28:13- 16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores