terça-feira, 12 de abril de 2011

ENTREVISTA: EXERCÍCIOS FÍSICOS GERAM SAÚDE!!!

EXERCÍCIOS FÍSICOS GERAM SAÚDE!!!
(Por Enfª Patrícia Trasmontano)

A prática de exercícios físicos acompanhada por uma alimentação saudável são ações que geram saúde. Por isso, entrevistei um profissional habilitado a esclarecer um pouco mais sobre o assunto... Que tal aprendermos mais com ele? Então, vamos começar!!!


Conhecendo mais sobre o entrevistado:

O entrevistado de hoje é o Prof. Rodrigo Ribeiro Pereira, graduado em Licenciatura Plena de Educação Física (UNIVERSO, 2007) e pós-graduado em Fisiologia do Exercício (UGF, 2010). Atua na Academia R1 Fitness (Niterói - RJ/ Brasil), contato: 2717- 4155. Acesse: http://r1.fitness.nafoto.net/photo20100921212038.html

Vamos a entrevista???

1) Qual é a importância de uma atividade física?

É de extrema importância à saúde, devido aos seus benefícios! Hoje, a atividade física é mais aceita na sociedade, pois as pessoas estão mais informadas sobre a necessidade desta prática, no cotidiano. É algo para todos os públicos, desde a criança até ao idoso. É fonte de qualidade de vida, saúde e bem-estar. Porém, lembre-se de que é relevante a orientação e o acompanhamento de um profissional em Educação Física!

2) Qual é a atividade física ideal para cada faixa etária?

- Crianças: Tentar priorizar atividades aeróbicas. Mas, com alguns exercícios resistidos (são aqueles realizados contra alguma forma de resistência graduável à contração muscular), utilizando halteres, elásticos, bola suíça e colchonetes. Em ambiente externo, pode-se realizar exercícios que promovam mobilidade, coordenação, agilidade, entre outras. Respeitando os limites da criança;
- Adolescentes: Assemelha-se aos exercícios das crianças, porém, acrescentar aos exercícios resistidos, aparelhos de musculação que se adequem a sua ergonomia;
- Adultos: Indica-se atividades aeróbicas e treinos resistidos, principalmente os que promovam flexibilidade para adultos com mais de 40 anos, devido a diminuição da massa muscular espontânea (perda em cerca de até 3% ao ano);
- Idosos: Exercícios que busquem atuar no equilíbrio, treino de força, flexibilidade e atividade aeróbica. Identificar e respeitar as limitações!

3) Quais são os cuidados que deve se ter para iniciar uma atividade física?

Primeiro, deve-se procurar um médico para que ele verifique se a pessoa está apta a realizar uma atividade física. Ficar atento quanto ao vestuário, como tênis apropriado para determinada atividade e roupas leves e frescas que possibilitem mobilidade. Se hidratar sempre com água mineral ou repositores hidroeletrolíticos. Mas sempre que surgirem dúvidas, consulte ao seu educador físico. 

4) Quais são os benefícios da prática de exercícios físicos?

Na verdade, são muitos para enumerar. Mas vamos conhecer alguns deles: redução dos níveis de colesterol ruim e estresse, auxilia no controle da hipertensão, promove perda de peso, previne lesões, aumenta o tônus muscular e condicionamento físico, eleva os níveis de serotonina (sensação de prazer gera auto-estima), entre outros.

5) O que pode resultar de uma atividade física sem o acompanhamento de um profissional especializado para esta finalidade?

Além de não obter um resultado satisfatório com relação ao custo e benefício, poderá ser acometido por lesões e riscos para a própria saúde.

6) Com que frequência a atividade física deve ser exercida?

A OMS (Organização Mundial de Saúde) preconiza a realização das atividades, pelo menos, 3 vezes na semana, o que levaria a pessoa a ser considerada como saudável. Essas atividades devem conter, preferencialmente, treinos de força e atividades aeróbias.

7) Comente a parceria entre exercícios físicos e alimentação saudável:

Os exercícios físicos sempre deverão estar associados à uma alimentação equilibrada, contendo carboidratos, proteínas, sais minerais, fibras, vitaminas e etc, conforme necessidade. Não adianta treinar muito bem, sem haver reposição correta do que fora utilizado no exercício! Por exemplo, deseja-se emagrecer, mas se alimentado mal, sem tomar cuidados com uma dieta apropriada, não haverá bom resultado. O mais indicado é consultar um nutricionista para orientá-lo.

8) Dê um conselho incentivador:

Encare a atividade física como uma prevenção de doenças!!! Gosto de comparar a atividade física como uma simples escovação de dentes: Se você, diariamemte, não escovar os dentes ou não fazer de forma correta, os dentes vão ter uma péssima consequência, estragarão. O mesmo acontecerá com a sua saúde, em caso de inatividade, ou seja, sedentarismo, terá o péssimo resultado de sofrer com alguma enfermidade!

☺☺☺ Espero que tenham gostado!
Aguardem que em breve teremos mais entrevistas...
E lembrem-se:

PRATIQUEM EXERCÍCIOS E
SE ALIMENTEM DE FORMA SAUDÁVEL,
ASSIM VOCÊS GERAM SAÚDE!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores