quarta-feira, 2 de maio de 2012

REPORTAGEM: PICOLINATO DE CROMO REDUZ DESEJO POR DOCES

Mulheres aderem ao picolinato cromo, que reduz desejo por doces
Procura pelo suplemento aumentou 35% no último ano. Especialistas alertam sobre os riscos da ingestão sem orientação médica

O Globo, 20-04-2012

RIO — Na busca pelo boa forma, sempre há uma novidade que promete dar força a quem tem dificuldade com a balança. A novidade da vez é o picolinato de cromo, um suplemento que promete reduzir a vontade de comer doces.

Nota publicada na coluna de Ancelmo Gois desta quarta-feira diz que a procura pelo produto aumentou 35% de 2010 para 2011, segundo o site Saude. Mas, apesar de a promessa parecer atraente para quem não consegue ficar sem chocolate, especialistas alertam sobre os riscos de ingerir suplementos sem a orientação de um profissional.

O cromo agiria sobre o metabolismo da glicose pelas células, aumentando a sensação de saciedade e levando o indivíduo a reduzir a ingestão de alimentos ricos em açúcar. Na descrição do produto, há a informação de que ele aumenta a produção de insulina pelo organismo, melhorando a absorção de glicose. O picolinato é uma forma de apresentação do mineral que torna sua absorção mais potente. O produto costuma ser vendido em cápsulas.

O endocrinologista Amelio Godoy, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), explica que eliminar a vontade de comer doces é saudável, mas alerta que não há evidências científicas de que este produto ajuda a emagrecer. E chama atenção para os riscos dos modismos:

— O pior remédio que existe é o placebo, que é inócuo, não tem efeito, porque eu deixo de tratar minha doença pensando que estou tomando um remédio eficiente — explica.

A nutricionista funcional Luciana Harfenist diz que este e qualquer outro suplemento dietético deve ser consumido apenas sob recomendação médica, após a avaliação individual das necessidades do paciente.

— Todos os nutrientes devem ser ingeridos em equilíbrio e só alcançam seus efeitos dentro de uma dieta saudável — diz ela.

Luciana lembra ainda que existem alimentos que são fontes de cromo, como brócolis, nozes e maçãs com cascas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores