sexta-feira, 23 de setembro de 2011

REPORTAGEM: CONTRA RUGAS E MANCHAS DE PELE - CASCA DO MULATEIRO

Essência da casca do mulateiro é usada no combate a rugas e manchas na pele
A Critica (AM), 18-09-2011

A árvore do mulateiro-da-várzea é um velha conhecida das populações tradicionais da região amazônica. De sua casca é feito uma espécie de chá, usado no combate de manchas na pele, rugas e envelhecimento facial. Conta a lenda que as guerreiras amazonas se banhavam, em noites de lua cheia, de um preparo da casca dessa árvore para se manterem sempre jovens e belas. Dessa forma, o mulateiro ficou conhecida entre as populações ribeirinhas como a árvore da juventude.

No entanto, as propriedades cosméticas dessa fonte natural da juventude ainda são pouco conhecidas do grande público consumidor. E poucas empresas produzem cosméticos regulamentados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) à base dessa planta. A boa notícia é que, a cada dia, as qualidades fitoterápicas atribuídas a ela, já descritas na sabedoria popular, estão ganhando reforço científico de importantes estudos da área. O resultado é que isso está incentivando as empresas a investirem em produtos à base de mulateiro e os consumidores a conhecerem essa maravilha da natureza.

De acordo com pesquisa realizada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Calycophyllum spruceanum, nome científico do mulateiro-da-várzea, contém fenóis, um tipo de molécula orgânica, com alta capacidade antioxidante, detendo a ação dos chamados radicais livres e impedindo o envelhecimento das células.

Produção industrial

A primeira empresa a produzir um creme (hidratante) à base da casca do mulateiro foi a Pronatus da Amazônia, em 2002. Mas, segundo o farmacêutico Evandro Araújo, proprietário da empresa, somente em 2004, por meio de incentivo da Suframa, o produto foi submetido a testes minuciosos pelo Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), que atestou suas propriedades de rejuvenescimento da pele.

A partir daí, a Pronatus começou a produzir o Creme Anti-aging (antienvelhecimento) de Mulateiro, e logo ganhou destaque pela qualidade do produto. “O diferencial do creme de mulateiro é que, ao contrário de outros produtos, que limpam a pele pela esfoliação e precisam ser usados juntamente com um filtro solar, o creme de mulateiro por si só já dá proteção à pele”, afirma Evandro, que também é professor do Curso de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Outra empresa que se utiliza da essência do mulateiro na produção de um creme antienvelhecimento é a Pharmakos d’Amazônia, que acumula vários prêmios de inovação e empreendedorismo, inclusive dois prêmios FINEP 2010 (Melhor Pequena Empresa e Gestão da Inovação). O proprietário Schubert Pinto, acredita na importância de usar a tecnologia a favor do conhecimento tradicional.

Ele explica ainda como se dá o processo para a produção do cosmético na Pharmakos. “Primeiro nós extraímos a casca da árvore. Depois, a desidratamos e moemos bastante até virar um pó. A partir daí, retira-se o extrato para a maceração. Só depois desse processo, usamos o extrato para composição do creme”.

Quem usa

A funcionária pública Elmiza Biondo, de 47 anos, já conhecia os poderes regenerativos do mulateiro há muito tempo. Sua avó, descendente direta de tribos indígenas da região sul do Amazonas (onde a árvore é abundante), utilizava o chá da árvore para tratar a pele e os cabelos. Para ela, que mora em Manaus, é muito mais fácil comprar o produto, que sai a pouco mais de 20 reais nas farmácias. Elmiza conta que desde que começou a usar, as manchas que haviam em sua pele começaram a sair. Ela conta que já indicou o creme da Pharmakos da Amazônia para muita gente e sempre recebeu muitos agradecimentos pela dica. “Já indiquei o creme de mulateiro até para jovens que têm problema com espinhas e tem dado bons resultados”, afirma.

4 comentários:

  1. gostaria de saber como conseguir esse produto me responde por favor to aguardando margo de goias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margo!

      Seja Bem-Vinda ao Blog Gera Saúde.

      Você pode buscar informações diretamente com as empresas produtoras deste cosmético, mencionadas neste artigo. Eu apenas divulgo algumas pesquisas, não me responsabilizando por elas. Mas anote e acesse para melhores informações:

      - PRONATUS: http://www.pronatus.com.br/commerce/

      - PHARMAKOS DA AMAZÔNIA:http://www.pharmakos.com.br/

      Espero tê-la ajudado.

      Vamos Gerar Saúde!!!

      Excluir
  2. eu usei a muito tempo atrás, ele hidrata a pele, e este mes começei a usar novamente.

    ResponderExcluir
  3. Olá Gi!

    Agradeço a participação no blog.

    Vamos Gerar Saúde!!!

    ResponderExcluir

Marcadores