terça-feira, 18 de dezembro de 2012

ARTIGO: RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS - ABORDAGEM CRISTÃ


Os filhos são herança do Senhor?
Complexo e por vezes instável, relacionamento entre pais cristãos e seus filhos pode melhorar com muita dedicação e exemplo de vida.

(Por Gisele Bastos, Revista Cristianismo Hoje – 17/10/2012.)


Da alegria do primeiro encontro, ainda na sala de parto, às mudanças emocionais e na rotina doméstica que a chegada de uma criança acarreta, tudo é novo e estimulante no início da relação entre pais e filhos. Amor, preocupação e insegurança se misturam na cabeça dos pais, sejam ou não de primeira viagem; é a hora de fazer sonhos e firmar ideais para o filho que acabou de chegar. É, a paternidade é uma deliciosa aventura que durará toda a vida. Porém, logo aquela coisinha fofinha vai crescer, aprender a dizer “não” e tentar fazer valer as suas vontades. É apenas o começo; a adolescência vai chegar, com os questionamentos e rebeldias típicos da idade. E o que dizer da juventude e da entrada na idade adulta, com tantos perigos – do atraente mundo das drogas ao risco da gravidez precoce, tudo é motivo para os pais perderem o sono. 

Não existe faculdade que prepara para o exercício da paternidade. E, apesar da vasta literatura disponível, é na prática quase sempre penosa do dia a dia que papais e mamães vão se deparar com o desafio da criação de um ser humano. É preciso viver para aprender; e o processo vai muito além de suprir as necessidades básicas com habitação, alimentação, recreação e assistência médica; passa pela formação moral, psicológica e espiritual. Falta de tempo, pressões sociais, demandas pessoais e as exigências cada vez maiores da vida neste século 21, tudo parece conspirar silenciosamente para prejudicar a relação entre pais e filhos. 

E que não se pense que as coisas nem sempre foram assim. Os problemas entre as gerações vêm de longe, muito longe. A Bíblia está repleta de casos de pais que fracassaram no exercício da paternidade. Davi, Eli, Isaque – mesmo grandes homens de Deus que operaram maravilhas em nome do Senhor experimentaram o desgosto de ver os filhos seguirem por caminhos tortuosos. E se, segundo o salmista, os filhos são “heranças do Senhor” (Salmo 127.3), um dos grandes desafios que a pós-modernidade tem trazido aos pais é sobre o que fazer para que esse precioso legado não se perca.

No livro Arrume sua casa (Editora Betânia), o pastor Amauri Costa de Oliveira, da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte (MG), analisa as dificuldades enfrentadas por Jacó na criação de seus muitos e problemáticos filhos. Dificuldades de relacionamento, crises emocionais e desvios morais são apresentados claramente, mostrando, ao final, como Deus agiu na história daquela família – embora alguns problemas jamais tenham sido resolvidos de fato. Milhares de anos depois, a história se repete. “Não podemos negligenciar as obrigações da paternidade achando que Deus vai remendar nossas falhas, pois não vai mesmo”, avisa Oliveira. Desajustes Omissão no exercício da autoridade e falta de exemplo são alguns itens que encabeçam a lista de potenciais problemas que virão mais cedo ou mais tarde nessa intrincada e fascinante relação.


“A definição de papéis dentro da família está ficando cada vez mais negligenciada. Se os pais não souberem quem são na vida de seus filhos, não saberão como educá-los no caminho cristão.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores