terça-feira, 25 de dezembro de 2012

REFLEXÃO: O GLÓRIA


O GLÓRIA - Cantata de Natal 2012

 

(Por Dr. João Aylmer - Ig. Presbiteriana Betânia em São Francisco, RJ) 



O canto angelical que surpreendeu os pastores de Belém reveste em poesia e sublimes acordes o mistério da encarnação da Trindade na pessoa do Filho, obra do Espírito, Decreto do Pai.

Em comitiva, o coro celestial acompanha o Filho de Deus para entregá-lo aos homens. A estes, doravante, caberá a primazia do louvor da Criação, através da alegre esperança dos despossuídos, e da quebrantada obediência dos privilegiados. Em tudo, a humilde aceitação da natureza humana - criada por Deus - e da condição humana, tornada desigual pelo pecado do homem.

O Senhor de Tudo despoja-se para lançar-se abaixo da face mais hedionda do pecado e do corpo andrajoso e malferido do pecador.

Nasce entre animais, vive entre os excluídos e morre entre bandidos, para nos tornar novamente humanos; incluídos em e por seu amor; beneficiários e ministradores da misericórdia, esta sim, que pacifica a terra e glorifica a Deus.

Ressuscita ao terceiro dia e, nos ombros, reergue a Criação redimida. Cumpre toda a Justiça. Pacifica a terra, esvazia os infernos, recria o mundo, repovoa os céus.

Jesus Cristo, plenitude do amor do Pai; sua suprema glorificação e seu mais perfeito dom; a consumação do seu louvor. Jesus Cristo, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai; que leva os pecados do mundo e ouve nossas preces; que está assentado à direita do Pai e tem compaixão de nós.

O Único, o Senhor, o Altíssimo, com o Espírito Santo na glória de Deus Pai.

Jesus Cristo, em quem e por quem a glória de Deus pacifica os Céus, e a paz entre os homens - de vontade restaurada no bem pela redenção - glorifica a Deus.

Como os anjos cantamos; Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade, pois, num só estribilho, o canto angelical nos ensina e resume o Supremo e único decreto do Pai: Criação, Queda e Redenção. 

Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores