terça-feira, 21 de agosto de 2012

MENSAGEM: A PÓS-MODERNIDADE E A SUA VOCAÇÃO


 MENSAGEM: A PÓS-MODERNIDADE E A SUA VOCAÇÃO

"Grandes multidões o seguiam [Jesus], vindas da Galiléia, Decápolis, Jerusalém, Judéia e da região do outro lado do Jordão". 
(Mateus 4:25)




Vivemos na chamada “pós-modernidade”. Quais são as marcas deste tempo?
É definida por muitos autores como a época das incertezas, das fragmentações, das desconstruções, da troca de valores.

Às vezes parece que o mundo está de pernas para o ar. No bombardeio de informações e notícias que chegam à sociedade a cada instante, seja por meio do rádio, da televisão, de revistas ou da Internet, a violência, os atos de corrupção, os sequestros, os crimes com requintes de crueldade ganham cada vez mais destaque. A educação recebida dos pais e das escolas, os valores como ética, moral e caráter, a religião, a solidez do casamento e da família, estão perdendo espaço para novas formas de comportamento regidas pelas leis do mercado, do consumo e do espetáculo.
Vive-se numa época de grande barbárie e de pouca solidariedade. São tempos de alta competitividade guiados pela lógica da acumulação de bens e das aparências. Em nome dessa nova ideologia o que importa é ser reconhecido, ser admirado, ter acesso a uma infinidade de produtos e serviços e usufruir o máximo do prazer.
E para isso, tudo é válido. Age-se de acordo com o momento e com a conveniência. Nesse contexto, não há por que esperar e se sacrificar para adquirir bens e ter sucesso, se existe meios mais rápidos para conseguir o que se pretende.
Então, para onde nós estamos indo? Qual é a nossa visão? Para onde olhamos? 
Qual o nosso alvo? Onde queremos chegar?
I)    A visão do chamado (de quem eu sou? quem eu sou? pra onde vou?)

Mateus 5:3 a 11 – esta é a ética do Reino de Deus – Não é para o mundo, mas, para quem quer andar com Jesus, seguir Jesus, aprender de Jesus.
O chamado de Jesus está dividido em três partes:
§  Somos chamados a sair da multidão para estar com Jesus: João 10:9 (“… quem entrar por mim será salvo…”) e Lc. 12:13 – Jesus nos chama para si, para sermos salvos por Ele e para Ele – é preciso que decidamos entrar pela porta.
§  Querer ser transformado – ser como Jesus: Jesus nos chama para sermos discípulos dEle – Romanos 12:2 – nos chama para assumirmos o compromisso de aprendermos dEle, de sermos transformados por Ele.
§  Nos mandar de volta para a multidão para transformá-la: Mt. 5:13 a 16 – ser sal e luz no seu mundo – transformar o mundo em torno de nós.
Quem entende o chamado de Jesus precisa tomar a decisão de ser diferente.
II)    A visão da caminhada (é tempo de guerra entre dois reinos: O Reino de Deus e o reino de Satanás)

A nossa caminhada com Jesus não é um mar de rosas, mas pode ser um tempo de conflitos – Satanás em todo tempo quer confundir, atrapalhar a nossa caminhada – corremos riscos, a caminhada é difícil – é preciso estar atento, esperto – é preciso vestir a armadura de Deus (Efésios 6:11 a 18) e vigiar (I Pe.5:8 e 9).
III)    A visão do alvo  Nosso alvo é Cristo

Efésios 4:12 – somos chamados para caminhar e sermos como Cristo. (Filipenses 3:14) – caminhamos todos os dias olhando para o alvo e sendo transformados para a cada dia sermos mais parecidos com Jesus.
Deus tem um plano individual para você (Salmo 139:15 e 16): Ser como Jesus – onde Deus o tem colocado como médico, engenheiro, advogado, pai, mãe, filho, irmão, amigo, estudante, chefe… etc.
Leia: Mateus  5:1 a 16 (http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/5)
Se você quer transformar, temperar, dar sabor, ser sal, ser luz onde você vive, então, corra para o alvo: ser igual a Jesus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores