terça-feira, 21 de agosto de 2012

NOTÍCIA: QUEDA DO DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA


Queda no desmatamento da Amazônia reduziu emissão de gases em 57%
Por: Agência EFE, 11/08/2012.

São Paulo – A redução do desmatamento da Amazônia desde 2004 teve como consequência uma queda de 57% nas emissões de dióxido de carbono, anunciou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Segundo o organismo, o dado implica que o desmatamento da Amazônia representa em torno de 1,5% de todo o carbono lançado à atmosfera em escala mundial.

Os dados correspondem a um novo serviço lançado pela instituição, que é dependente do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Esse serviço gera resultados a partir dos dados produzidos por um sistema de análise de satélites do INPE, que calcula o volume de vegetação primária que a Amazônia perde anualmente.

"Nesta versão inicial, o sistema oferece estimativas anuais de toda a Amazônia brasileira e por estados até 2011. Além disso, apresenta indicadores para acompanhar a redução de emissões após 2006 tomando como base a média de desmatamento de 1996-2005", explicou ontem (10) a pesquisadora Ana Paula Aguiar.

O novo serviço quantificará o impacto da perda de vegetação no balanço global de gases na atmosfera e também irá avaliar o resultado das ações para reduzir as emissões. Quase metade da biomassa florestal é composta por carbono, que é liberada em forma de CO2 durante as queimadas, o desmatamento e outras alterações da natureza.

Segundo o INPE, a velocidade da transferência de CO2 à atmosfera está relacionada à exploração madeireira, ao estabelecimento de gramados e à agricultura mecanizada em larga escala, entre outros fatores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores