terça-feira, 21 de agosto de 2012

NOTÍCIA: PLANO VIVER SEM LIMITE - ACESSIBILIDADE


Plano visa garantir autonomia e direitos das pessoas com deficiência
Pantanal News, 20-08-2012.

O Plano Viver sem Limite tem quatro eixos de atuação: educação, saúde, acessibilidade e inclusão social. “A nossa avaliação é de que o plano está obtendo resultados concretos para a vida das pessoas, mobilizando a sociedade brasileira, estados e municípios, pelos direitos das pessoas com deficiência”, disse a ministra da Secretaria dos Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes. 

Entre as metas previstas para 2014 está a disponibilização de 2.609 veículos acessíveis para transporte escolar, a criação de pelo menos 150 mil vagas de qualificação profissional, a busca ativa de crianças e adolescente com deficiência que estão fora da escola, a implementação de 200 residências inclusivas, a construção de um Centro-Dia de Referência em cada estado e a contratação de 1,2 milhão de casas adaptáveis no Minha Casa, Minha Vida 2. 

Na área da saúde, serão introduzidos novos exames para identificação precoce de deficiências e haverá 45 novos Centros Especializados de Reabilitação em todo o País.“É importante ressaltar que estamos trabalhando a partir de uma nova lógica, que é de autonomia e garantia de direitos das pessoas com deficiência”, avalia a ministra.

Outra ação é o catálogo nacional de produtos de tecnologia assistiva, lançado em novembro de 2011, e o site www.assistiva.mct.gov.br, que é atualizado periodicamente, com base em solicitações e informações dos fabricantes, e já teve 68 mil acessos.

Inovação - Em julho, foi inaugurado o Centro Nacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, em Campinas (SP), nas instalações do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI). Foram habilitados 29 Núcleos Interdisciplinares de Inovação em Tecnologia Assistiva para compor a rede. 

Dentro do Programa Nacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, foi criada uma linha de crédito da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) de R$ 90 milhões, sendo que R$ 11 milhões já foram destinados para apoiar oito projetos de inovação em tecnologia assistiva.
Além disso, o início do curso do primeiro centro tecnológico Cães-Guia, em Camboriú (SC), está previsto para setembro. Outros quatro municípios já foram selecionados para abrigar os demais centros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores