terça-feira, 21 de agosto de 2012

REPORTAGEM: GERAÇÃO DE ENERGIA BRASILEIRA MAIS SUSTENTÁVEL


Governo prevê menos petróleo e mais vento e biomassa na geração de energia
Representante do Ministério de Minas e Energia defende a energia vinda de hidrelétricas, mas afirma que o governo diversificará as matrizes de energia e caminhará "rumo a sustentabilidade"
Por: Virginia Toledo - Rede Brasil Atual, 06/08/2012.

São Paulo – Em um país com características favoráveis para produção de energia por fontes renováveis, a mudança de um modelo baseado combustíveis fósseis para um chamado "limpo" e "diverso", estruturado por fontes renováveis, como a água e a biomassa, é uma tendência. A consideração é do secretário do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, que confirmou a intenção durante encontro promovido pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) sobre geração de energia.

"Quando nós damos prioridade ao estudo de hidreletricidade e levamos isso para os leilões, a sociedade caminha para essa direção do fim dos combustíveis fósseis. Quando fazemos a mesma coisa para o petróleo, estamos levando o sistema interligado brasileiro para as áreas afastadas do Brasil, onde se consome derivados de petróleo para produção de energia elétrica, naquela região até 2014 vamos substituir toda geração de energia derivado do petróleo", afirmou Ventura.

"Veremos mais adiante um cenário de diminuição da participação da energia hidrelétrica porque nós temos uma política de diversificação da matriz energética, entrando com outras fontes de energia, como a biomassa e a eólica", explicou.

No decênio de 2010 a 2020, o Brasil terá uma geração de 69.200 MegaWatts – a energia vinda de hidrelétricas representará 35 mil mW, a eólica 10.600 mW, a biomassa 12.300mW. As três fontes juntas representarão 81,3% da energia total produzida no Brasil no período. "Esse caminho mostra que seguimos no sentido de ampliar a sustentabilidade", considerou. Ele apresentou dado referente ao petróleo, mostrando que essa matriz energética representará apenas 4.100 MW no período apresentado.

Ventura Filho afirmou, ainda, que a principal política pública do país, no sentido de universalizar o serviço, é referente ao programa de distribuição de energia elétrica, o Luz para Todos. Ele afirmou que a política do governo para energia elétrica "levou luz" para 14 milhões de brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores