terça-feira, 13 de março de 2012

REPORTAGEM: NÃO EXAGERE COM OS ALIMENTOS LIGHT

Alimentos light podem engordar tanto quando os normais
O fato de possuir menos gordura não quer dizer que o produto não engorde, pois ele pode ter mais açúcar
Gazeta de Piracicaba, 09/03/2012.

Como substituir os alimentos pela versão light? Será que eles ajudam mesmo na hora da dieta? Essas dúvidas rondam a cabeça de muitas pessoas na hora de realizar uma compra.

Os alimentos light são aqueles que sofreram uma redução de pelo menos 25% da quantidade de um determinado nutriente (gorduras, açúcar, sal,
proteína, por exemplo). Muitas pessoas acham que ao consumir a versão com pouca gordura estarão compensando nas calorias.

Porém, em alguns casos, o fato de possuir menos gordura não quer dizer que o produto não engorde, pois ele pode ter mais açúcar, por este motivo, controlar as calorias é essencial para quem quer perder peso.
COMO ASSIM?

Para que o alimento light tenha menos calorias do que o original é necessário que haja uma diminuição no teor de algum nutriente energético, como carboidratos, gorduras e proteínas, pois são eles que o nosso corpo retém e, em excesso, se transformam nas gordurinhas indesejadas. Isto é claro, se não as gastarmos com exercícios físicos.

Os produtos light devem ser consumidos com

“Para conseguir uma dieta saudável e rica em vitaminas e sais minerais é necessário incluir os alimentos light com frutas, verduras, legumes, peixes, azeite de oliva extra virgem e frutas oleaginosas (nozes e castanha). Assim a sua alimentação será saudável e com poucas calorias”, garante.
cuidado, como recomenda a nutricionista Renata Fidelis, do Spa Sorocaba. “Muitas vezes há a ideia de que se o alimento light possui menos calorias e por isso pode ser ingerido em maiores quantidades. Mas atenção! Um alimento light ingerido em excesso pode engordar até mais do que uma porção normal do produto”, afirma Renata.

Para alcançar um resultado positivo na dieta, a nutricionista aconselha substituir alimentos do dia a dia, por exemplo: pão francês por duas fatias de pão integral ou uma xícara de cereal sem açúcar; leite integral por leite desnatado; derivados de leite integral por iogurte 0% de gordura; requeijão light; queijo branco light e ricota; e o açúcar por adoçante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores