quinta-feira, 22 de março de 2012

REPORTAGEM: CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO E CONSEQUÊNCIAS

Chumbo pode causar comportamentos transgressores em jovens

Por Thiago Minami - Agência USP
Chumbo por chumbo
Comportamento agressivo, atos de vandalismo e baixo desempenho escolar.
Fatores assim, normalmente associados a problemas psicossociais nos jovens, podem ter uma causa extra.
Uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP mostra que a exposição ao chumbo leva ao aumento das atitudes transgressoras e causa prejuízos psicológicos.
A pesquisadora Kelly Polido Kaneshiro Olympio, confirmou a relação, que já havia sido detectada por pesquisadores estrangeiros, em uma amostra de 173 jovens em Bauru, interior de São Paulo.
Chumbo no organismo
O corpo de crianças absorve chumbo com mais facilidade que o de adultos. Além disso, os pequenos tendem a colocar objetos como brinquedos na boca, aumentando o risco da exposição.
"Não há um nível de exposição ao chumbo que seja seguro à saúde humana. Estudos recentes têm demonstrado prejuízos neurocomportamentais ligados a concentrações muito baixas no sangue", diz a pesquisadora.
Kelly analisou o esmalte - a parte que enxergamos do dente - para identificar a carga corporal de chumbo nos jovens. Também foram aplicados questionários a pais e filhos sobre o estabelecimento de comportamento antissocial, cometimento de atos infracionais, condições familiares e contexto socioeconômico.
O cruzamento dos dados apontou uma associação entre agressividade, tendência a quebrar regras, problemas sociais, e queixas físicas com maiores níveis de chumbo no corpo.
Contaminação por chumbo
Os mais afetados viviam em regiões próximas a fábricas que utilizam o chumbo ou que conviviam com empregados dessas empresas.
"O metal está presente em muitos itens do nosso cotidiano, como cerâmica, plásticos, pigmentos e baterias. Também em esmalte anticorrosivo para portões, brinquedos de baixa qualidade e produtos domésticos de baixa qualidade", explica a pesquisadora.
Ela ressalta que a redução do uso de chumbo é muito desejável. "Há um movimento global da Organização Mundial da Saúde (OMS) para eliminação de chumbo em tintas. Também preocupa a contaminação pelo metal causada pelas baterias, devendo haver um esforço para que se regule o caminho percorrido por este produto, desde sua origem até o descarte final", explica.
E é necessário que haja uma fiscalização mais rigorosa sobre os importados, "principalmente aqueles de baixa qualidade destinados ao público infantil", conclui.
Além disso, a pesquisadora recomenda a conscientização de pessoas que trabalham com chumbo, para que saibam evitar ou minimizar a exposição e não levem a ameaça para casa. E é preciso reforçar a vigilância ambiental dessas indústrias, para minimizar a exposição da população vizinha e os consequentes efeitos à saúde.
Exposição ao chumbo
Os prejuízos nos jovens permanecem até idades mais avançadas. Um estudo publicado nos Estados Unidos, em 2008, mostrou uma associação entre exposição a chumbo durante o crescimento e comportamento criminoso em adultos. Neles, a exposição pode causar hipertensão, neuropatias, perda de memória e irritabilidade, entre outras doenças. Pode-se chegar até a morte, dependendo do nível da exposição.
Segundo Kelly, a América Latina está pouco preparada para lidar com a situação. No Brasil, só em 2008 foi aprovada uma lei que limita a quantidade de chumbo na fabricação de tintas imobiliárias e de uso infantil e escolar, vernizes e materiais similares.
A situação é diferente nos Estados Unidos, onde o uso é restrito há mais tempo. Lá, a lei foi recentemente atualizada, delimitando a concentração de chumbo permitida a níveis mais baixos do que os fixados no Brasil.
"Ainda precisamos conhecer a extensão do problema da contaminação por chumbo no Brasil", diz Kelly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores