sábado, 14 de janeiro de 2012

ARTIGO: ATUAÇÃO EM DESASTRES NATURAIS

Atuação em Desastres Naturais
(Por Ministério da Saúde)



Todos os desastres são únicos e com efeitos diferentes, pois cada área afetada tem condições sociais, econômicas, políticas, climáticas, geográficas e sanitárias peculiares. Entretanto, os efeitos sobre a saúde são similares e o seu reconhecimento prévio pode permitir que as comunidades possam se preparar para evitar, minimizar ou enfrentar esses riscos, e ainda facilitar o uso racional de recursos do setor saúde.

Os desastres de origem natural estão relacionados com distúrbios do clima, como os ciclones, tornados, enchentes, furacões e ondas de calor ou frio ou com a geologia como os terremotos, os maremotos e os vulcões. Do ponto de vista dos prestadores de saúde, um desastre deve ser definido com base nas suas conseqüências sobre a saúde e os serviços de saúde.

A saúde ambiental em situações de desastre de origem natural compreende: a prestação de serviços essenciais para a proteção e garantia do bem estar da população afetada, especialmente a garantia do fornecimento de água potável e eliminação de águas residuais, disposição de excrementos humanos e de resíduos sólidos, segurança alimentar, controle de vetores, saneamento básico, higiene doméstica e enterro dos mortos (OPAS/OMS, 2000).

Saiba mais, e seja um voluntário:
Guia de Como Agir Ante aos Desastres Naturais:

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/guia_para_sms_desastres_julho_2011.pd

Que possamos atuar solidariamente...
Comece informando as pessoas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores