sábado, 7 de janeiro de 2012

NOTÍCIA: CARTÃO PRÉ-PAGO SAÚDE

Portal Fator Brasil, 04-01-2012

Ônix vai credenciar clínicas e laboratórios para aceitar pagamentos de consultas e exames por meio de sistema complementar aos convênios médicos.

São Paulo -A APPI, fornecedora de tecnologia para a operação do cartão pré-pago de saúde, acaba de anunciar a criação da Ônix, empresa que atuará na adquirência e processamento das transações realizadas neste sistema.

A partir deste mês, a nova companhia vai intensificar o credenciamento de consultórios médicos, clínicas, serviços de diagnose e terapia, laboratórios de análise clínica, fisioterapeutas, psicólogos e odontólogos, entre outros profissionais da medicina interessados em aceitar os pagamentos de seus serviços por meio deste modelo que é semelhante ao da telefonia pré-paga.

Nele, o usuário recebe um cartão que pode ser carregado com o valor que achar adequado. Cada consulta, independente da especialidade médica, possui um valor tabelado e os exames variam de preço de acordo com o tipo, porém seus valores são pré-fixados.

O diretor da divisão de pré-pagos da APPI, Alberto Techera, explica que a Ônix oferecerá um modelo completo de gestão para instituições interessadas em ingressar como emissor no negócio do cartão pré-pago saúde. "A empresa disponibilizará tanto a plataforma de processamento como a rede de aceitação e a estrutura de recarga às empresas que desejarem atuar como emissoras neste novo mercado que deve alcançar uma movimentação anual de R$ 15 bilhões", diz.

Inicialmente a atuação da Ônix estará direcionada para os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro com metas agressivas. "Pretendemos habilitar, no mínimo, mil estabelecimentos médicos no primeiro trimestre de operação e chegar a seis mil até o final de 2012", afirma Techera. A rede de aceitação criada pela Ônix terá a bandeira 'Sempre'.

Dados da APPI revelam que a receptividade do cartão pré-pago de saúde tem sido superior ao planejado pela empresa. Segundo Techera, na cidade de Itaperuna, no Estado do Rio de Janeiro, onde o cartão pré-pago de saúde foi implantado como projeto piloto, as metas foram ultrapassadas com um ano de antecedência. "A expectativa era atingir 12.500 usuários em três anos, mas em dois, 13.100 já aderiram ao produto, o que significa 21% do mercado potencial do município", afirma.

A cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, é considerada outro case de sucesso. "O plano era alcançar 19.313 clientes em três anos. Nos dois primeiros anos 18.100 já foram ativados, um total de 18% do mercado potencial da cidade", diz.

A principal vantagem do cartão pré-pago de saúde para o consumidor final é o fato de ele poder carregar apenas o valor que vai usar na rede credenciada. Desta forma não existe uma despesa mensal fixa como nos planos de saúde. Outro aspecto positivo é o aproveitamento extensivo a toda a família (não havendo um custo para cada membro), o preço é mais acessível e não ha restrição de uso. Atualmente a ONIX já possui contrato com seis emissores de cartão pré-pago de saúde para atuação nos estados do RJ, SP, ES, MG e BA.

Para os prestadores de serviço do setor médico, o sistema tem as vantagens de trazer clientes que não têm condições de arcar com as mensalidades dos planos de saúde, não ocorrência de glosas sobre os procedimentos médicos realizados e também a agilidade do pagamento, uma vez que o sistema pré-pago efetua a transferência eletrônica para a conta bancária do médico em até cindo dias, enquanto que nos planos de saúde este intervalo costuma ser superior a 20 dias. [www.onixsva.com.br].


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores