sábado, 21 de janeiro de 2012

NOTÍCIA: APLICATIVO SMARTPHONE LIVRA DO PERIGO

Dispositivo promete segurança a usuário de smartphonePlataforma é capaz de mobilizar rede de contatos em caso de risco, enviando mensagens como "Pedido de Socorro". Com o Agentto, qualquer pessoa avisará, de maneira rápida e discreta, seus familiares e amigos sobre algum perigo.
Portal Exame, 16-01-2012
Por Sean Gallup

Belo Horizonte - Uma parceria entre a Invit Negócios Inovadores e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para desenvolver um aplicativo instalado num smartphone conectado à internet promete revolucionar a maneira como se lida com a prevenção e alerta em casos de violência. O aplicativo é o Agentto, que deve chegar ao mercado este ano. O programa é fruto de estudos da tecnologia em smartphones como melhoria da qualidade de vida. “Nosso questionamento era: se esse aparelho pode interagir e conectar pessoas pela internet móvel, por que não contribuiria para a segurança delas?”, diz Sérgio Paim, diretor-executivo da Invit.

Com o Agentto, qualquer pessoa avisará, de maneira rápida e discreta, seus familiares e amigos sobre algum perigo. “Por meio de movimentos simples no aparelho celular, a vítima colocará a sua rede de confiança a par de que passa por algum problema ou que presenciou um incidente. Há vários níveis de alerta”, explica Paim. Dentre eles, o “Pânico Silencioso”. O destinatário da mensagem visualizará, em um mapa, a posição de quem está em perigo. Ela é enviada apenas à rede de contatos da vítima, sem que o agressor saiba que as funções foram ativadas.

Outro sinal de alerta é o “Pedido de Socorro”. O usuário emite o pedido e sua rede, informada acerca do problema enfrentado, verá a posição num mapa, podendo receber fotos, áudios e vídeos enviados por quem pediu ajuda. “A partir daí, a rede informa às autoridades o ocorrido. Mas há outra possibilidade: o alerta dos usuários pode ser conectado a uma rede de segurança privada”, afirma Paim.

Uso gratuito

O uso do aplicativo ainda leva em conta questões éticas, que buscam evitar fraudes ou envio de informações equivocadas. “O Agentto permite bloqueio e expulsão do usuário que fizer brincadeiras de mau gosto com situações sérias das denúncias de outros”, diz o diretor da Invit. Lançado em setembro deste ano, com a maior subvenção já concedida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no valor de aproximadamente R$ 10 milhões, o Agentto é, a exemplo do Facebook e Twitter, uma plataforma.

Isso permite que o usuário adapte o programa às suas necessidades e que outras empresas construam aplicações interativas. Significa também que o produto deve ser distribuído gratuitamente. Mesmo assim, parecem ser boas as chances de a Invit auferir lucros significativos com o Agentto. Por ser uma plataforma, o aplicativo pode inserir publicidade e serviços profissionais. O Agentto será testado por um grupo de usuários pelos próximos seis meses. Logo após, será oferecido gratuitamente a todos os proprietários de smartphones.

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