domingo, 29 de janeiro de 2012

REPORTAGEM: AMAMENTAR APÓS O FIM DA LICENÇA MATERNIDADE

Mães podem continuar amamentando, mesmo com o fim da licença-maternidade
Web Rádio Saúde, 27/01/2012.
Por Amanda Mendes.

Depois de meses de dedicação total ao bebê, chega a hora de a mamãe voltar ao trabalho.
O fim da licença-maternidade pode ser um período difícil para a mulher. Ela pode se sentir insegura ao ter que passar tantas horas longe do bebê, principalmente por causa da alimentação do pequeno que tem como base o aleitamento materno. Mas, a volta ao trabalho não significa o fim da amamentação.

A nutricionista do Hospital Federal da Lagoa, ligado ao Ministério da Saúde, Michelle Teixeira, conta que a mãe pode continuar amamentando o bebê com a prática da ordenha, ou seja, retirando o seu leite. Ela explica que cuidados as mamães devem tomar na hora da ordenha.

"Na hora de fazer a ordenha, ela tem que se preocupar em ter um pote, de preferência de vidro. A gente orienta que as mães fervam esse pode de vidro em água. E no momento da ordenha, ela deve desprezar o primeiro jato de leite, para a gente garantir a qualidade daquele leite. De preferência a mãe tem que se organizar a ordenhar no pote somente o volume que vai ser ofertado para a criança. Porque uma vez congelado esse leite, ele pode ficar congelado até 15 dias, uma vez descongelado, ela não pode recongelar. Então, ela só pode descongelar aquele volume que for ser utilizado."

A nutricionista, Michelle Teixeira, recomenda o uso de copo ao invés de mamadeira na hora de oferecer o leite para o bebê.

"Pode ser um copo normal, de preferência um copo longo, um copo mais cumprido. A gente não orienta que mantenha a mamadeira, porque a mamadeira é de difícil higienização, então ela se torna um local de possível contaminação. Aquele bico da mamadeira é de difícil higienização, e a criança precisa aprender também a engolir os alimentos. Isso favorece também o desenvolvimento de músculos e ossos da face."

O Ministério da Sáúde recomenda que a criança seja alimentada exclusivamente de leite materno até os seis meses de idade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores