sábado, 7 de janeiro de 2012

NOTÍCIA: NOVO SOFTWARE ASSEGURA MOTORISTAS

Software que simula problemas de visão ajuda a projetar carros
Jornal do Brasil, 30-12-2011

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 285 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual, sendo 65% com mais de 50 anos. Para aumentar a seguranças dessas pessoas quando atrás do volante, e também facilitar a direção dos que têm outras deficiências visuais, a Ford e a Universidade de Cambridge, na Inglaterra, criaram um software que simula problemas de visão, para que o design dos carros possa antever possíveis problemas.

"A perda da visão, por ser um processo gradual, muitas vezes passa despercebido durante anos. Subconscientemente, tendemos a nos desviar do problema até o momento em que, devido à sua gravidade, não é mais possível ignorá-lo", afirma Angelika Engel, especialista em ergonomia da Ford Europa, justificando o projeto.

O programa permite inserir uma imagem - como a foto do painel do carro - e escolher uma "lente de deficiência". Assim, os designers e pesquisadores conseguem observar como alguém com a dificuldade em questão enxergaria o painel do veículo, no exemplo. A tecnologia também pode ser usada para melhorar o desenho de celulares, entre outros produtos.

"O software tem um comando que permite mudar instantaneamente o grau de deficiência visual, de muito branda para muito severa, de modo que as empresas possam definir os limites a serem atendidos", explica Sam Waller, uma das pesquisadoras da Universidade de Cambridge. "Para nós, o objetivo é promover a inclusão por meio do design, com foco mais nas variações de capacidade do que na deficiência, e atender o maior número possível de pessoas, facilitando a leitura no acesso às informações", resume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores