quarta-feira, 13 de julho de 2011

NOTÍCIA: MEDICAMENTO GENÉRICO CONTRA AIDS

Quatro drogas contra Aids terão equivalente genérico
24 Horas News, 13-07-2011

A Gilead Sciences, um dos principais fabricantes de drogas contra o HIV, dividirá os direitos de propriedade intelectual de seus medicamentos em um pool de patentes destinado a tornar os tratamentos mais acessíveis aos pobres.

O grupo com sede na Califórnia concordou com a produção de quatro drogas genéricas por outras companhias, cujo preço final seria mais em conta. Esta é a primeira indústria farmacêutica a entrar no novo Pool de Patentes de Medicamentos, um braço das Nações Unidas que reúne fundos para o combate à Aids e do qual fazem parte 29 países. Agora os organizadores esperam que outros fabricantes se unam à iniciativa. Cerca de 33 milhões de pessoas em todo o mundo têm HIV (vírus da imunodeficiência humana), que causa a Aids.

A maioria vive na África e na Ásia, onde os medicamentos têm de ser muito baratos para permitir o tratamento. A diretora-executiva do pool, Ellen't Hoen, disse à agência de notícias Reuters que está negociando os termos para acordos similares com a ViiV Healthcare --joint venture da GlaxoSmithKline e da Pfizer--, com a Bristol-Myers Squibb, com a Roche, a Boehringer Ingelheim e a Sequoia Pharmaceuticals. PASSAGENS AÉREAS: O Pool de Patentes de Medicamentos é financiado por uma taxa que incide sobre as passagens aéreas do Chile, França, Coreia do Sul, Mali e Níger.

O fundo adota um sistema para que detentores de patentes liberem tecnologia a fabricantes de genéricos em troca de royalties modestos. No caso da Gilead, o acordo permite a produção de cópias genéricas do tenofovir, emtricitabine, cobicistat e elvitegravir, assim como a combinação desses produtos em única pílula para combater o HIV, conhecida como Quad. O cobicistat, o elvitegravir e o Quad ainda estão em desenvolvimento clínico e a inclusão deles no acordo deve acelerar o fluxo de novos tratamentos nos países pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores