quarta-feira, 20 de julho de 2011

NOTÍCIA: PRESERVATIVOS MAIS SEGUROS

Bastidores dos testes de qualidade dos preservativos mostram que é grande a proteção à saúde do consumidor
O Globo, 20/07/2011



RIO - Resistência à pressão e ao volume, verificação de orifícios, comprimento, largura, espessura. Esses são os principais ensaios pelos quais passam os preservativos antes de chegar às prateleiras das farmácias e, em seguida, às carteiras e bolsas dos consumidores, para garantir não só a qualidade do produto, mas a saúde de quem faz uso dele.

Desde 1995 a camisinha tem certificação compulsória pelo Inmetro. De lá para cada, os índices de não conformidade - próximos de 100% no início da década de 90, antes da implantação do programa - vêm caindo de forma tão contundente que nos últimos seis meses chegaram a zero. Ou seja, não foi encontrado, em fiscalizações e testes, nada que pudesse colocar o usuário em risco.

- A certificação é uma evidência de que o preservativo é seguro. Nos últimos três anos, as falhas que encontramos nas fiscalizações e ensaios são relacionadas à falta de informações na rotulagem, e mesmo estas já foram regularizadas - afirma Marcelo Monteiro, gerente da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade do Inmetro.

Para cada lote de preservativos fabricado ou importado pelo Brasil, são feitos 1.100 testes, segundo Janaína Dallas Fonseca da Silva, tecnologista e responsável técnica do laboratório onde são realizados os ensaios, no Instituto Nacional de Tecnologia (INT). São comercializadas, no país, 4.200 marcas de camisinhas certificadas, não só pelo INT, mas por outros laboratórios acreditados pelo Inmetro.

Os ensaios realizados nos preservativos apresentados nesta terceira reportagem da série sobre os bastidores do Inmetro garantem ao produto uma certificação de saúde.

O uso de preservativos contribui para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e para evitar gravidez indesejada.

Dicas sobre como usar o preservativo livre de riscos:

- Retire o preservativo da embalagem individual somente no momento em que for usá-lo.
- Não rasgue a embalagem com os dentes para não correr o risco de danificar a camisinha.
- Mantenha a camisinha longe do sol e da umidade.
- Não utilize o preservativo mais de uma vez.
- Não utilize óleos, hidratantes, cremes e vaselina para lubrificá-los, pois aumenta o risco de danificar a camisinha e possível rompimento. Prefira usar geléia K Y ou glicerina.
- Em caso de dúvida sobre como usar o preservativo, procure um médico ou o profissional do núcleo de saúde do seu bairro.

Faça uso consciente de preservativo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores