terça-feira, 6 de maio de 2014

NOTÍCIA: OMS ALERTA PARA A POLIOMIELITE



OMS declara estado de emergência de saúde pública para a poliomielite
23/04/2014 e 05/05/2014 – Da EFE e Site G1

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou nesta segunda-feira (5) estado de emergência de saúde pública para a poliomielite, que se propagou em vários países. A OMS celebrou na semana passada uma reunião de emergência sobre a pólio, após o registro, desde janeiro, de casos no Afeganistão, Iraque e Guiné Equatorial.

A decisão para considerar que estão reunidas as condições para um estado de emergência foi unânime”, afirma a OMS em um comunicado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está mobilizada para lutar contra um surto de poliomielite no Tadjiquistão, registrado neste mês e que representa a reaparição da doença na Europa, onde estava considerada erradicada desde 2002. O Governo dessa república ex-soviética tinha informado à OMS no início deste mês sobre um brusco aumento de casos de paralisia aguda. Ao todo, 128 casos em crianças, com o registro de 10 mortes.

Após a mobilização da OMS, "foi confirmado em um laboratório de Moscou mais sete casos", disse hoje uma porta-voz em entrevista coletiva. "Estes são os primeiros casos de pólio na região europeia da OMS desde a erradicação em 2002", acrescentou. Uma equipe do organismo mundial foi enviada ao Tadjiquistão, para lançar uma campanha de vacinação em grande escala.

O país vizinho Uzbequistão também informou de três casos suspeitos de paralisia infantil. A porta-voz indicou que os casos de pólio confirmados foram importados do Afeganistão, Paquistão e Índia, os únicos países, junto com a Nigéria, onde a doença ainda é endêmica. O último caso clinicamente confirmado de poliomielite no Tadjiquistão havia sido em 1997. Em 2008 a vacinação já cobria 87% das crianças do país.

Segundo a OMS, o vírus da poliomielite percorre com facilidade longas distâncias, por isso que as regiões livres desta doença seguem em risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores