terça-feira, 6 de maio de 2014

ARTIGO:MAIS DE 800 MULHERES MORREM POR DIA EM COMPLICAÇÕES DA GRAVIDEZ



OMS: mais de 800 mulheres morrem por dia em complicações da gravidez
(6/05/2014 - Da Agência Brasil. Edição: Graça Adjuto)

 

Mais de 800 mulheres morrem todos os dias devido a complicações na gravidez e no parto, mostra a Organização Mundial da Saúde (OMS) em dados divulgados hoje (6). A mortalidade materna, no entanto, registra redução de 45% desde 1990. Segundo a OMS, 289 mil mulheres morreram em 2013 devido a complicações relacionadas à gravidez e ao parto. Em 1990, foram 523 mil mortes.

A quase totalidade das mortes maternas (99%) ocorre em países em desenvolvimento e um terço do total é regitrado em apenas dois países: a Índia (50 mil) e a Nigéria (40 mil). De acordo com a OMS, a região mais perigosa para se ter um filho é a África Subsaariana.

A taxa de mortalidade materna nos países em desenvolvimento em 2013 foi 230 por 100 mil nascimentos, enquanto nos países desenvolvidos foi 16 por 100 mil nascidos vivos. A organização, sediada em Genebra, alerta para as grandes disparidades entre os países – com alguns registrando taxas de mortalidade materna extremamente elevadas, de 1.000 por cada 100 mil nascidos vivos - e também entre pobres e ricos dentro de alguns países.

Outro estudo da agência da ONU para a saúde, publicado hoje na revista The Lancet Global Health revela que uma em cada quatro mortes se deve a complicações previamente existentes, como diabetes, HIV, malária ou obesidade, cujos impactos são agravados pela gravidez. Um quarto das mortes deve-se a hemorragia severa. Outras causas identificadas são a hipertensão induzida pela gravidez (14%), as infeções (11%), obstruções e outras complicações no parto (9%), complicações relacionadas com o aborto (8%) e coágulos sanguíneos (3%).

“Juntos, os dois relatórios destacam a necessidade de investir em soluções comprovadas, como cuidados de saúde de qualidade para todas as mulheres durante a gravidez e o parto, e cuidados especiais para grávidas com problemas clínicos pré-existentes”, disse a diretora-geral adjunta da OMS para a Saúde da Família, Mulher e Criança, Flavia Bustreo, citada em comunicado da OMS.

Outro alerta da organização é sobre a falta de dados rigorosos relacionados à mortalidade materna. Apesar de ter aumentado o conhecimento sobre o número de mulheres que morrem e as razões das mortes, muitos dados ainda não são registrados. “Trinta e três mortes maternas por hora são 33 mortes a mais”, disse o diretor de Saúde, Nutrição e População do Banco Mundial, citado no comunicado.

"Precisamos documentar cada um desses acontecimentos trágicos, determinar as suas causas e iniciar ações corretivas urgentemente”, acrescentou Bustreo.
 *Com informações da Agência Lusa

 

*** DICA DO BLOG:

- MÃES E ASPIRANTES A MATERNIDADE, NÃO DEIXEM DE IR ÀS CONSULTAS MÉDICAS DE ROTINA, E LEMBREM-SE DE FAZER O PRÉ-NATAL ATÉ O FIM DA GESTAÇÃO. APÓS ISTO, CONTINUE COM OS CUIDADOS NECESSÁRIOS... POIS É BOM PARA VOCÊ E SEU BEBÊ!!!

- PROFISSIONAIS DE SAÚDE, ATENÇÃO AOS DADOS E RECOMENDAÇÕES APRESENTADOS NO ARTIGO... VAMOS GERAR SAÚDE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores