segunda-feira, 8 de outubro de 2012

REPORTAGEM: DEPRESSÃO DA GESTANTE - RISCO AO BEBÊ


Depressão da gestante prejudica recém-nascidos
Por Dr. Antônio Sproesser.com


Pesquisa realizada pelas psicólogas Bárbara Figueiredo e Alexandra Pacheco, da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, revela que a depressão da gestante pode comprometer o desenvolvimento de competências sócio-emocionais do bebê. 

Segundo as pesquisadoras, os recém-nascidos de mães deprimidas durante gravidez revelam ausência de preferência visual e auditória pela face e voz da mãe, uma competência que geralmente se observa logo ao nascer e cuja ausência compromete o estabelecimento da relação mãe-bebê.

O trabalho, recentemente publicado na revista Infant Behavior & Development, avaliou o estado psicológico de 110 grávidas e o desenvolvimento dos respectivos filhos. A conclusão do estudo indica que, saber como os futuros pais  estão emocionalmente durante a gravidez e após o parto, pode contribuir para a adoção de medidas preventivas e  de tratamento adequado, caso necessário. 

Mãe, busque ajuda!!! 


Há várias formas de superar a situação: apoio e suporte da família e amigos, tratamento psicológico, literatura confiável e direcionada a abordar este momento vivenciado, massagens relaxantes e revigorantes, orações, cânticos... Procure descobrir o que é apropriado a sua situação.


Gere saúde em você e seu querido bebê!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores