quarta-feira, 31 de agosto de 2011

NOTÍCIA: TRANSFORMAÇÃO DE RESTOS EM INSUMOS

Bahia transforma restos em insumos
Iniciativa Sustentável
A Região (BA), 26-08-2011

Em breve os resíduos petroquímicos e os compostos de enxofre que sobram dos processos industriais do Polo Petroquímico de Camaçari terão um destino bem melhor do que ser apenas descartados.

Este material vai ser transformado em insumo nobre para a indústria de cosméticos e material de construção diferenciado. A tecnologia vai produzir "madeira plástica" a partir dessa mistura com fibra de celulose e usá-la na construção civil.

Serão mil toneladas mensais de resina descartada pela Braskem e de fibra de celulose de outra indústria de Camaçari. A produção será no Cita (Centro de Inovação e Tecnologia Ambiental), inaugurado nesta quinta em Camaçari.

Por trás da iniciativa está a Cetrel, uma empresa que trata efluentes e monitora o meio ambiente do complexo industrial. Uma equipe de técnicos vai pesquisar processos que agreguem valor comercial ao material descartado pelas indústrias.

O investimento, de R$ 15 milhões, já é usado para reaproveitar resíduos plásticos, metálicos e compostos de enxofre. As plantas-piloto devem funcionar até o próximo ano, recebendo financiamento de R$ 90 milhões do Finep.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores