quarta-feira, 31 de agosto de 2011

NOTÍCIA: PESQUISA- DIETA AJUDA ABAIXAR LDL

Dieta com baixo teor de colesterol ajuda a diminuir níveis de LDL, mostra estudo
O Globo, 25-08-2011

NOVA YORK - Uma dieta baseada em vegetais, nozes e grãos ricos em fibras se mostrou mais eficiente em diminuir taxas de colesterol ruim em pacientes que um cardápio com baixo teor de gordura saturada e também vegetariano, relataram pesquisadores na última terça-feira.

A queda na lipoproteína de baixa densidade, ou LDL, foi tão grande que mudanças na dieta poderiam ser uma alternativa para medicamentos de estatina para muitas pessoas, afirmam os especialistas.

- Não há dúvidas de que as estatinas têm feito uma grande diferença em termos de controle de doença cardiovascular - disse o autor do estudo David Jenkins, da Universidade de Toronto, no Canadá. Ao menos por agora, ele acrescentou, "podemos ir tão longe apenas com as estatinas".

Jenkins e seus colegas queriam medir o efeito de uma dieta baseada nos pilares do colesterol baixo sobre os números de LDL sem usar estatina. Eles dividiram aleatoriamente 351 canadenses com colesterol alto em três grupos. Um grupo recebeu aconselhamento dietético e adotou um cardápio com pouca gordura saturada durante seis meses.

Nos outros dois grupos, os nutricionistas ajudaram os participantes a encaixarem mais comidas com baixo teor de colesterol, incluindo leite de soja, nozes, aveia, ervilhas e feijões numa dieta saudável - encontrando alguns deles duas vezes durante o estudo, e com outros sete vezes. Todas as dietas eram vegetarianas.

Depois de seis meses, as pessoas com a dieta com baixo teor de gordura saturada viram uma queda nos níveis de LDL de 8 miligramas por decilitro (mg/dL), em média, de acordo com os resultados publicados no "Journal of the American Medical Association".

Esse número foi comparado com uma redução de 24 mg/dL e 26 mg/dL nos participantes que adotaram a dieta com baixo colesterol. A média de LDL, no início da pesquisa, era de cerca de 170 mg/dL. Um número igual ou maior que 160 mg/dL é considerado alto.

Voluntários no grupo do cardápio de redução do colesterol foram encorajados a consumir cerca de um grama de óleos vegetais em uma margarina enriquecida a cada mil calorias dos alimentos que comiam, assim como cerca de 10 gramas de fibra na forma de aveia, cevada e psyllium, 22,5 gramas de proteína de soja e 22,5 gramas de nozes, por mil calorias.
Um em cada cinco participantes conseguiu uma redução antes mesmo do seis meses de estudo, e até aqueles que não aderiram a dieta tão radicalmente viram benefícios.

Todas as pessoas que participaram da pesquisa e que tomavam estatinas pararam com a medicação para fazer a dieta. Jenkins ressaltou que o efeito da associação da dieta com as estatinas é assunto para estudos futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores