quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ARTIGO: CANDIDÍASE NA MULHER

CANDIDÍASE

R7, Programa “E Aí, Doutor?”, 15/08/2011.

Vamos falar agora de um assunto que para, muitas mulheres, é bem delicado:
candidíase vaginal.


Pouca gente sabe o que é isso!  É o fungo causador da infecção vaginal conhecida como candídiase, que é uma infecção oportunista e causa um corrimento que tem aspecto de leite coalhado e provoca coceira intensa. Como é um fungo que vive na flora vaginal, 75% das mulheres vão ter a infecção uma vez na vida.

Ele fica junto de outros microorganismos, que servem como proteção contra agentes externos e mantêm a acidez vaginal. Os fungos e bactérias vivem em harmonia, mas quando acontece algum desequilíbrio, que pode ser causado, por exemplo, por baixa imunidade, ocorre a proliferação exagerada de um deles.

Os fungos em excesso na vagina fazem a mesma coisa. Eles se multiplicam no calor, levando ao corrimento. A secreção normal é transparente e líquida, já a secreção de quem está com candiadíse é mais viscosa, com aparência de leite coalhado.

*** ATENÇÃO!!!

- Os antibióticos causam infecção! Eles modificam a flora vaginal, o que favorece o crescimento do fungo.

- Os anticoncepcionais também, pílulas com alta dosagem de estrogênio interferem na flora e facilitam reprodução descontrolada dos fungos. Se você costuma ter bastante a infecção, converse com seu médico e peça um comprimido com menor dosagem desse hormônio.

- Quanto à meia-calça de nylon, não há nada que comprove que ela cause a infecção.

- A calça jeans apertada, assim como usar biquíni molhado o dia inteiro, são fatores que predispõem à candidíase. No tratamento da infecção não é recomendado usar calça jeans apertada. A umidade e o abafamento funcionam como um gatilho da infecção.

- A ducha íntima também altera a flora vaginal. Além de poder levar bactérias do ânus e da vulva para dentro da vagina, ela facilita a reprodução do fungo.

*** DICAS:

O Doutor deu duas dicas para vocês que vão ajudar a prevenir a candidíase e outras infecções que causam corrimento:

Primeira: Use sabonetes de glicerina líquido, desses usados em bebês, ou sabonetes de higiene íntima.

E por fim consuma iogurte probióticos, aqueles que têm microorganismos vivos. Eles ajudam a manter a flora vaginal equilibrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores