quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ARTIGO: ANDROPAUSA

Andropausa
(Por TUA SAÚDE: Guia Online de Medicina e Saúde)



O que é a Andropausa?

A andropausa é a diminuição da taxa hormonal nos homens, que começa por volta dos 50 anos de idade. Ela é semelhante à menopausa da mulher, mas seus sintomas podem passar desapercebidos em muitos homens.

Os níveis do hormônio testosterona caem bruscamente nesta fase fazendo com que hajam algumas alterações importantes no corpo, como problemas físicos e até mesmo emocionais.

Para diminuir os efeitos devastadores da diminuição da testosterona é aconselhado adotar um estilo de vida mais saudável e, é possível também, fazer a reposição hormonal masculina, uma maneira sintética de repor a testosterona.

Quais são os Sintomas da Andropausa?

Os sintomas são:

- Diminuição da massa muscular,
- Aumento da gordura corporal,
- Diminuição do desejo sexual,
- Problemas de memória,
- Osteoporose,
- Anemia,
- Dificuldade de concentração,
- Apatia,
- Depressão.

A andropausa surge lentamente, e muitos homens não percebem estes sintomas, mas todos os eles, algum dia,  passarão por esta fase.

Como é realizado o tratamento?

O tratamento para a andropausa é feito com a administração de medicamentos que aumentam a taxa de testosterona no sangue.

Existem basicamente 4 maneiras de alcançar este objetivo, são elas:

- comprimidos que são tomados diariamente,
- adesivo que se coloca na pele,
- injeção,
- gel de testosterona.

OBS: Nem todos os homens podem fazer este tratamento, especialmente se eles tiverem câncer de mama ou de próstata ou membros da família próximos que desenvolveram estas doenças.

O que é Andropausa Precoce?

Quando a diminuição da testosterona no homem, ocorre antes dele completar 50 anos de idade, diz-se que ele está na andropausa precoce. Muito semelhante com a menopausa precoce, ela também pode surgir por volta dos 40 anos de idade.

Alguns fatores ambientais e psicológicos estão ligados à esta diminuição da testosterona. A vida moderna com todos os seu afazeres e estresse diários, faz com que ocorram algumas alterações hormonais tanto no homem como na mulher.

Algumas destas alterações são a menopausa, na mulher e a andropausa no homem. Quando a andropausa começa a surgir, pode ser difícil de perceber, pois a diminuição da testosterona vai caindo aos poucos, na mulher isso ocorre de forma mais brusca e pode ser facilmente reconhecida.

A melhor maneira de regularizar a taxa hormonal e diminuir os efeitos indesejados é fazer a terapia de reposição hormonal e adotar um estilo de vida mais simples e mais saudável.

Curiosidade:

- Sol aumenta a libido

Estudos revelam que a exposição ao sol aumenta a libido masculina. Pois a exposição solar aumenta a absorção de vitamina D e estimula a produção de testosterona, responsável pelo desejo sexual.

O hormônio testosterona é encontrado em maiores quantidade no sangue dos homens durante o verão. Porém, é preciso ter cuidado ao apanhar sol, a expoisção excessiva pode levar ao câncer de pele e trazer grandes prejuízos à saúde.

Além de estar relacionada com o desejo sexual, a testosterona mantém a força muscular e densidade óssea em homens e em mulheres.

Outros estudos serão realizados para confirmar se a toma de suplementos de vitamina D tem o mesmo efeito sobre a libido.

HOMENS, CUIDEM DE SUA SAÚDE!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores